Da remediação dos géneros discursivos sobre música na era da internet

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

Esta exposição consiste numa discussão exploratória sobre a transformação dos paradigmas discursivos sobre música - designadamente a crítica musical - nas paisagens media atuais no contexto da sociedade em rede (Castells). Pretende-se, assim, examinar o processo de expansão e progressiva estruturação de uma diversidade de géneros digitais que divulgam conteúdos discursivos sobre música (incidindo sobre álbuns, concertos e outros eventos e produtos), através de publicações digitais (de texto, som e audiovisuais), blogs, redes sociais, YouTube, entre outras plataformas. Argumento que estes formatos remediam (Bolter e Grusin 1999) modelos relativamente standards de jornalismo musical impresso, e discuto os modos como o processo ocorre. Os problemas enunciados são tratados no contexto das transformações de padrões de escuta e de consumo de música, num quadro de convergência cultural e realizações colaborativas (Jenkins 2006; 2013; Bruns 2018), de dinâmicas DIY, de produsers e comunidades portáteis (Chayko 2008). Examina-se ainda a relevância do estudo destes processos para a musicologia atual.
Original languagePortuguese
Pages52
Number of pages1
Publication statusPublished - 16 May 2019
EventII NEMI Meeting – Periodical press as a source in Musicology - NOVA FCSH I&D, Lisboa, Portugal
Duration: 16 May 201918 May 2019
https://nemi-cesem.weebly.com/ii-jornadas-nemi--ii-nemi-meeting.html

Conference

ConferenceII NEMI Meeting – Periodical press as a source in Musicology
CountryPortugal
CityLisboa
Period16/05/1918/05/19
Internet address

Cite this

Gomes-Ribeiro, P. (2019). Da remediação dos géneros discursivos sobre música na era da internet. 52. Abstract from II NEMI Meeting – Periodical press as a source in Musicology, Lisboa, Portugal.
Gomes-Ribeiro, Paula. / Da remediação dos géneros discursivos sobre música na era da internet. Abstract from II NEMI Meeting – Periodical press as a source in Musicology, Lisboa, Portugal.1 p.
@conference{3180cee605a14048a2927772ffe094c7,
title = "Da remedia{\cc}{\~a}o dos g{\'e}neros discursivos sobre m{\'u}sica na era da internet",
abstract = "Esta exposi{\cc}{\~a}o consiste numa discuss{\~a}o explorat{\'o}ria sobre a transforma{\cc}{\~a}o dos paradigmas discursivos sobre m{\'u}sica - designadamente a cr{\'i}tica musical - nas paisagens media atuais no contexto da sociedade em rede (Castells). Pretende-se, assim, examinar o processo de expans{\~a}o e progressiva estrutura{\cc}{\~a}o de uma diversidade de g{\'e}neros digitais que divulgam conte{\'u}dos discursivos sobre m{\'u}sica (incidindo sobre {\'a}lbuns, concertos e outros eventos e produtos), atrav{\'e}s de publica{\cc}{\~o}es digitais (de texto, som e audiovisuais), blogs, redes sociais, YouTube, entre outras plataformas. Argumento que estes formatos remediam (Bolter e Grusin 1999) modelos relativamente standards de jornalismo musical impresso, e discuto os modos como o processo ocorre. Os problemas enunciados s{\~a}o tratados no contexto das transforma{\cc}{\~o}es de padr{\~o}es de escuta e de consumo de m{\'u}sica, num quadro de converg{\^e}ncia cultural e realiza{\cc}{\~o}es colaborativas (Jenkins 2006; 2013; Bruns 2018), de din{\^a}micas DIY, de produsers e comunidades port{\'a}teis (Chayko 2008). Examina-se ainda a relev{\^a}ncia do estudo destes processos para a musicologia atual.",
author = "Paula Gomes-Ribeiro",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2019; null ; Conference date: 16-05-2019 Through 18-05-2019",
year = "2019",
month = "5",
day = "16",
language = "Portuguese",
pages = "52",
url = "https://nemi-cesem.weebly.com/ii-jornadas-nemi--ii-nemi-meeting.html",

}

Gomes-Ribeiro, P 2019, 'Da remediação dos géneros discursivos sobre música na era da internet' II NEMI Meeting – Periodical press as a source in Musicology, Lisboa, Portugal, 16/05/19 - 18/05/19, pp. 52.

Da remediação dos géneros discursivos sobre música na era da internet. / Gomes-Ribeiro, Paula.

2019. 52 Abstract from II NEMI Meeting – Periodical press as a source in Musicology, Lisboa, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - Da remediação dos géneros discursivos sobre música na era da internet

AU - Gomes-Ribeiro, Paula

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2019

PY - 2019/5/16

Y1 - 2019/5/16

N2 - Esta exposição consiste numa discussão exploratória sobre a transformação dos paradigmas discursivos sobre música - designadamente a crítica musical - nas paisagens media atuais no contexto da sociedade em rede (Castells). Pretende-se, assim, examinar o processo de expansão e progressiva estruturação de uma diversidade de géneros digitais que divulgam conteúdos discursivos sobre música (incidindo sobre álbuns, concertos e outros eventos e produtos), através de publicações digitais (de texto, som e audiovisuais), blogs, redes sociais, YouTube, entre outras plataformas. Argumento que estes formatos remediam (Bolter e Grusin 1999) modelos relativamente standards de jornalismo musical impresso, e discuto os modos como o processo ocorre. Os problemas enunciados são tratados no contexto das transformações de padrões de escuta e de consumo de música, num quadro de convergência cultural e realizações colaborativas (Jenkins 2006; 2013; Bruns 2018), de dinâmicas DIY, de produsers e comunidades portáteis (Chayko 2008). Examina-se ainda a relevância do estudo destes processos para a musicologia atual.

AB - Esta exposição consiste numa discussão exploratória sobre a transformação dos paradigmas discursivos sobre música - designadamente a crítica musical - nas paisagens media atuais no contexto da sociedade em rede (Castells). Pretende-se, assim, examinar o processo de expansão e progressiva estruturação de uma diversidade de géneros digitais que divulgam conteúdos discursivos sobre música (incidindo sobre álbuns, concertos e outros eventos e produtos), através de publicações digitais (de texto, som e audiovisuais), blogs, redes sociais, YouTube, entre outras plataformas. Argumento que estes formatos remediam (Bolter e Grusin 1999) modelos relativamente standards de jornalismo musical impresso, e discuto os modos como o processo ocorre. Os problemas enunciados são tratados no contexto das transformações de padrões de escuta e de consumo de música, num quadro de convergência cultural e realizações colaborativas (Jenkins 2006; 2013; Bruns 2018), de dinâmicas DIY, de produsers e comunidades portáteis (Chayko 2008). Examina-se ainda a relevância do estudo destes processos para a musicologia atual.

M3 - Abstract

SP - 52

ER -

Gomes-Ribeiro P. Da remediação dos géneros discursivos sobre música na era da internet. 2019. Abstract from II NEMI Meeting – Periodical press as a source in Musicology, Lisboa, Portugal.