Da inclusão formal à incorporação didática das TIC nas disciplinas escolares de língua-cultura

Marlène da Silva e Silva, Jacques Fernandes da Silva

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

No contexto educacional português, a crescente implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas dimensões educativas de índole escolar, em geral, e disciplinares respetivas, em particular, tem vindo a suscitar a associação de ferramentas informáticas correspondentes às atividades pedagógicas e didáticas nas Escolas. Contudo, no âmbito das disciplinas escolares de Língua-Cultura, as ações de associação das ferramentas informáticas ao exercício dos atos disciplinares correspondentes ainda não tem proporcionado a emergência extensiva e intensiva de práticas de ensino-aprendizagem no quadro das quais as TIC não se constituam apenas como um suporte tecnológico, mais especificamente de natureza informática, de materiais didáticos, mas antes – e de modo prioritário – como um recurso didático tanto essencial e teleológico como estrutural e funcionalmente incorporado no processo de ensino-aprendizagem, nas suas dimensões declarativa e procedural, das referidas disciplinas. A comunicação, que procede à reportação de casos exemplares inscritos em investigações-ação didatológicas sobre a problemática não apenas da inclusão formal, mas também – e sobretudo – da incorporação didática das TIC no quadro das disciplinas escolares de Língua-Cultura, do primeiro ao décimo segundo ano de escolaridade do sistema educativo nacional, tem por propósito central evidenciar de modo comprovante, mormente em função dos resultados globais de estudos de caso executados no decorrer da última década, que as TIC, para poderem assumir um estatuto de recurso didático intrinsecamente relevante no plano do ensino-aprendizagem escolar das Línguas-Culturas, não se podem limitar a substituir ações e/ou tarefas de ensino-aprendizagem, com ou sem a suscitação de mudanças funcionais dessas ações e/ou tarefas (inovação incremental: inovação substitucional e inovação ampliacional), mas devem reconfigurar de modo significativo essas ações e/ou tarefas, senão mesmo criar novas ações e/ou tarefas até então consideradas inconcebíveis (inovação transformacional: inovação modificacional e inovação cria[tiva]cional).
Original languagePortuguese
Pages103-105
Number of pages3
Publication statusPublished - 2019
EventEncontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico - Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Porto, Portugal
Duration: 17 Dec 201918 Dec 2019
Conference number: I
https://enlinguistica.wixsite.com/ienfl2019

Conference

ConferenceEncontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Abbreviated titleENFL 2019
CountryPortugal
CityPorto
Period17/12/1918/12/19
Internet address

Keywords

  • Didatologia das Línguas-Culturas
  • Didática do Português
  • Língua-Cultura Materna
  • Tecnologias de Informação e Comunicação

Cite this

e Silva, M. D. S., & Silva, J. F. D. (2019). Da inclusão formal à incorporação didática das TIC nas disciplinas escolares de língua-cultura. 103-105. Abstract from Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico , Porto, Portugal.