Cultura na Primeira Página: Uma década de jornalismo cultural na imprensa em Portugal

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Talvez um dia os jornais se façam sem jornalistas. E sem notícias. Pelo menos, sem notícias sobre temas culturais. Os resultados do projeto de investigação Cultura na Primeira Página mostram uma diminuição da visibilidade da cultura nos media. A representação jornalística da cultura coloca-a em locais que não costumava frequentar: em paisagens de lazer e entretenimento. Dentro de um paradigma em que tudo é cultural, os media tornaram-se alegres companheiros desta viagem pelas esquinas da diversão e da boa vida. Neste livro, vários autores refletem sobre as transformações do jornalismo cultural, as razões que alteraram tão profundamente uma relação antiga entre jornalismo e cultura e os impactos para a cidadania de uma diminuição da crítica e da reflexão sobre o campo cultural.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherEscrit'orio Editora
Number of pages192
ISBN (Print)9789898507525
Publication statusPublished - Jun 2017

Keywords

  • Jornalismo cultural
  • Notícias
  • Cultura
  • Media

Cite this

@book{a9be18cc53bf45ccb873e16a8955a2c2,
title = "Cultura na Primeira P{\'a}gina: Uma d{\'e}cada de jornalismo cultural na imprensa em Portugal",
abstract = "Talvez um dia os jornais se fa{\cc}am sem jornalistas. E sem not{\'i}cias. Pelo menos, sem not{\'i}cias sobre temas culturais. Os resultados do projeto de investiga{\cc}{\~a}o Cultura na Primeira P{\'a}gina mostram uma diminui{\cc}{\~a}o da visibilidade da cultura nos media. A representa{\cc}{\~a}o jornal{\'i}stica da cultura coloca-a em locais que n{\~a}o costumava frequentar: em paisagens de lazer e entretenimento. Dentro de um paradigma em que tudo {\'e} cultural, os media tornaram-se alegres companheiros desta viagem pelas esquinas da divers{\~a}o e da boa vida. Neste livro, v{\'a}rios autores refletem sobre as transforma{\cc}{\~o}es do jornalismo cultural, as raz{\~o}es que alteraram t{\~a}o profundamente uma rela{\cc}{\~a}o antiga entre jornalismo e cultura e os impactos para a cidadania de uma diminui{\cc}{\~a}o da cr{\'i}tica e da reflex{\~a}o sobre o campo cultural.",
keywords = "Jornalismo cultural, Not{\'i}cias, Cultura, Media",
author = "Baptista, {Carla Maria dos Santos Filipe}",
note = "PTDC/CCI-COM/122309/2010 Pest - OE /COM /ui0653/2014 UID/CCI/04667/2016",
year = "2017",
month = "6",
language = "Portuguese",
isbn = "9789898507525",
publisher = "Escrit'orio Editora",

}

TY - BOOK

T1 - Cultura na Primeira Página

T2 - Uma década de jornalismo cultural na imprensa em Portugal

A2 - Baptista, Carla Maria dos Santos Filipe

N1 - PTDC/CCI-COM/122309/2010 Pest - OE /COM /ui0653/2014 UID/CCI/04667/2016

PY - 2017/6

Y1 - 2017/6

N2 - Talvez um dia os jornais se façam sem jornalistas. E sem notícias. Pelo menos, sem notícias sobre temas culturais. Os resultados do projeto de investigação Cultura na Primeira Página mostram uma diminuição da visibilidade da cultura nos media. A representação jornalística da cultura coloca-a em locais que não costumava frequentar: em paisagens de lazer e entretenimento. Dentro de um paradigma em que tudo é cultural, os media tornaram-se alegres companheiros desta viagem pelas esquinas da diversão e da boa vida. Neste livro, vários autores refletem sobre as transformações do jornalismo cultural, as razões que alteraram tão profundamente uma relação antiga entre jornalismo e cultura e os impactos para a cidadania de uma diminuição da crítica e da reflexão sobre o campo cultural.

AB - Talvez um dia os jornais se façam sem jornalistas. E sem notícias. Pelo menos, sem notícias sobre temas culturais. Os resultados do projeto de investigação Cultura na Primeira Página mostram uma diminuição da visibilidade da cultura nos media. A representação jornalística da cultura coloca-a em locais que não costumava frequentar: em paisagens de lazer e entretenimento. Dentro de um paradigma em que tudo é cultural, os media tornaram-se alegres companheiros desta viagem pelas esquinas da diversão e da boa vida. Neste livro, vários autores refletem sobre as transformações do jornalismo cultural, as razões que alteraram tão profundamente uma relação antiga entre jornalismo e cultura e os impactos para a cidadania de uma diminuição da crítica e da reflexão sobre o campo cultural.

KW - Jornalismo cultural

KW - Notícias

KW - Cultura

KW - Media

M3 - Book

SN - 9789898507525

BT - Cultura na Primeira Página

PB - Escrit'orio Editora

CY - Lisboa

ER -