Contar (com) a Medicina

Alda Correia (Editor/Coordinator), Isabel Fernandes (Editor/Coordinator), Diana Almeida (Editor/Coordinator), Teresa Casal (Editor/Coordinator), Maria Cabral (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

Abstract

Contar (com) a medicina reúne um conjunto de sessenta excertos, maioritariamente ficcionais, traduzidos do Alemão, Francês e Inglês, mas também do Castelhano e Sueco, incidindo sobre autores do século XX, e relacionados com a medicina. Os textos são precedidos por uma nota introdutória que oferece o respetivo enquadramento.A antologia organiza-se em três seções intituladas “Doentes”, “Cuidadores” e “Família”, de acordo com a perspetiva de quem vive, e de quem descreve ou de quem reflete sobre a doença e a saúde, a perceção do corpo, a palavra e o silêncio, a relação médico/doente, o saber científico e o contato humano, na interface da técnica com a ética. Os temas aqui abordados são tão variados quanta a diversidade de autores e textos reunidos. Acompanhamos o modo como o diagnóstico de uma doença crónica ou aguda ameaça a vida tal como a conhecíamos, altera os horizontes do nosso quotidiano e nos confronta com a nossa vulnerabilidade. Testemunhamos a revolta do doente contra o facto de o seu corpo ser objetificado pelo sistema de saúde, onde as condições de trabalho são muitas vezes precárias. Escutamos a confissão de médicos cuja empatia por aqueles que acompanham é uma lição de vida ou cuja dúvida dolorosa encara com incerteza os desafios da profissão. No Epílogo a duas vozes, um raro testemunho do encontro entre doente e médico, acedemos às memórias de um doente sobre o seu longo internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos e ao relato do médico que o acompanhou, dando conta de como essa singular narrativa afetou a sua prática clínica.Trata-se da primeira antologia deste género publicada em Portugal, e resulta do trabalho desenvolvido pelas organizadoras no âmbito do projeto de Investigação, financiado pela FCT, Narrativa & Medicina: Con(textos) e práticas interdisciplinares. Uma das suas finalidades mais imediatas é servir de apoio aos cursos em Humanidades Médicas promovidos pelo mesmo projeto de forma pioneira.
Original languagePortuguese
Place of PublicationRamada
PublisherPedago
Number of pages296
ISBN (Print)9789898655516
Publication statusPublished - 2015

Cite this

Correia, A., Fernandes, I., Almeida, D., Casal, T., & Cabral, M. (2015). Contar (com) a Medicina. Ramada: Pedago.
Correia, Alda ; Fernandes, Isabel ; Almeida, Diana ; Casal, Teresa ; Cabral, Maria. / Contar (com) a Medicina. Ramada : Pedago, 2015. 296 p.
@book{3d4c232b09d947b297d33ef984a6b81a,
title = "Contar (com) a Medicina",
abstract = "Contar (com) a medicina re{\'u}ne um conjunto de sessenta excertos, maioritariamente ficcionais, traduzidos do Alem{\~a}o, Franc{\^e}s e Ingl{\^e}s, mas tamb{\'e}m do Castelhano e Sueco, incidindo sobre autores do s{\'e}culo XX, e relacionados com a medicina. Os textos s{\~a}o precedidos por uma nota introdut{\'o}ria que oferece o respetivo enquadramento.A antologia organiza-se em tr{\^e}s se{\cc}{\~o}es intituladas “Doentes”, “Cuidadores” e “Fam{\'i}lia”, de acordo com a perspetiva de quem vive, e de quem descreve ou de quem reflete sobre a doen{\cc}a e a sa{\'u}de, a perce{\cc}{\~a}o do corpo, a palavra e o sil{\^e}ncio, a rela{\cc}{\~a}o m{\'e}dico/doente, o saber cient{\'i}fico e o contato humano, na interface da t{\'e}cnica com a {\'e}tica. Os temas aqui abordados s{\~a}o t{\~a}o variados quanta a diversidade de autores e textos reunidos. Acompanhamos o modo como o diagn{\'o}stico de uma doen{\cc}a cr{\'o}nica ou aguda amea{\cc}a a vida tal como a conhec{\'i}amos, altera os horizontes do nosso quotidiano e nos confronta com a nossa vulnerabilidade. Testemunhamos a revolta do doente contra o facto de o seu corpo ser objetificado pelo sistema de sa{\'u}de, onde as condi{\cc}{\~o}es de trabalho s{\~a}o muitas vezes prec{\'a}rias. Escutamos a confiss{\~a}o de m{\'e}dicos cuja empatia por aqueles que acompanham {\'e} uma li{\cc}{\~a}o de vida ou cuja d{\'u}vida dolorosa encara com incerteza os desafios da profiss{\~a}o. No Ep{\'i}logo a duas vozes, um raro testemunho do encontro entre doente e m{\'e}dico, acedemos {\`a}s mem{\'o}rias de um doente sobre o seu longo internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos e ao relato do m{\'e}dico que o acompanhou, dando conta de como essa singular narrativa afetou a sua pr{\'a}tica cl{\'i}nica.Trata-se da primeira antologia deste g{\'e}nero publicada em Portugal, e resulta do trabalho desenvolvido pelas organizadoras no {\^a}mbito do projeto de Investiga{\cc}{\~a}o, financiado pela FCT, Narrativa & Medicina: Con(textos) e pr{\'a}ticas interdisciplinares. Uma das suas finalidades mais imediatas {\'e} servir de apoio aos cursos em Humanidades M{\'e}dicas promovidos pelo mesmo projeto de forma pioneira.",
author = "Alda Correia and Isabel Fernandes and Diana Almeida and Teresa Casal and Maria Cabral",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013",
year = "2015",
language = "Portuguese",
isbn = "9789898655516",
publisher = "Pedago",

}

Correia, A, Fernandes, I, Almeida, D, Casal, T & Cabral, M 2015, Contar (com) a Medicina. Pedago, Ramada.

Contar (com) a Medicina. / Correia, Alda (Editor/Coordinator); Fernandes, Isabel (Editor/Coordinator); Almeida, Diana (Editor/Coordinator); Casal, Teresa (Editor/Coordinator); Cabral, Maria (Editor/Coordinator).

Ramada : Pedago, 2015. 296 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - Contar (com) a Medicina

A2 - Correia, Alda

A2 - Fernandes, Isabel

A2 - Almeida, Diana

A2 - Casal, Teresa

A2 - Cabral, Maria

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013

PY - 2015

Y1 - 2015

N2 - Contar (com) a medicina reúne um conjunto de sessenta excertos, maioritariamente ficcionais, traduzidos do Alemão, Francês e Inglês, mas também do Castelhano e Sueco, incidindo sobre autores do século XX, e relacionados com a medicina. Os textos são precedidos por uma nota introdutória que oferece o respetivo enquadramento.A antologia organiza-se em três seções intituladas “Doentes”, “Cuidadores” e “Família”, de acordo com a perspetiva de quem vive, e de quem descreve ou de quem reflete sobre a doença e a saúde, a perceção do corpo, a palavra e o silêncio, a relação médico/doente, o saber científico e o contato humano, na interface da técnica com a ética. Os temas aqui abordados são tão variados quanta a diversidade de autores e textos reunidos. Acompanhamos o modo como o diagnóstico de uma doença crónica ou aguda ameaça a vida tal como a conhecíamos, altera os horizontes do nosso quotidiano e nos confronta com a nossa vulnerabilidade. Testemunhamos a revolta do doente contra o facto de o seu corpo ser objetificado pelo sistema de saúde, onde as condições de trabalho são muitas vezes precárias. Escutamos a confissão de médicos cuja empatia por aqueles que acompanham é uma lição de vida ou cuja dúvida dolorosa encara com incerteza os desafios da profissão. No Epílogo a duas vozes, um raro testemunho do encontro entre doente e médico, acedemos às memórias de um doente sobre o seu longo internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos e ao relato do médico que o acompanhou, dando conta de como essa singular narrativa afetou a sua prática clínica.Trata-se da primeira antologia deste género publicada em Portugal, e resulta do trabalho desenvolvido pelas organizadoras no âmbito do projeto de Investigação, financiado pela FCT, Narrativa & Medicina: Con(textos) e práticas interdisciplinares. Uma das suas finalidades mais imediatas é servir de apoio aos cursos em Humanidades Médicas promovidos pelo mesmo projeto de forma pioneira.

AB - Contar (com) a medicina reúne um conjunto de sessenta excertos, maioritariamente ficcionais, traduzidos do Alemão, Francês e Inglês, mas também do Castelhano e Sueco, incidindo sobre autores do século XX, e relacionados com a medicina. Os textos são precedidos por uma nota introdutória que oferece o respetivo enquadramento.A antologia organiza-se em três seções intituladas “Doentes”, “Cuidadores” e “Família”, de acordo com a perspetiva de quem vive, e de quem descreve ou de quem reflete sobre a doença e a saúde, a perceção do corpo, a palavra e o silêncio, a relação médico/doente, o saber científico e o contato humano, na interface da técnica com a ética. Os temas aqui abordados são tão variados quanta a diversidade de autores e textos reunidos. Acompanhamos o modo como o diagnóstico de uma doença crónica ou aguda ameaça a vida tal como a conhecíamos, altera os horizontes do nosso quotidiano e nos confronta com a nossa vulnerabilidade. Testemunhamos a revolta do doente contra o facto de o seu corpo ser objetificado pelo sistema de saúde, onde as condições de trabalho são muitas vezes precárias. Escutamos a confissão de médicos cuja empatia por aqueles que acompanham é uma lição de vida ou cuja dúvida dolorosa encara com incerteza os desafios da profissão. No Epílogo a duas vozes, um raro testemunho do encontro entre doente e médico, acedemos às memórias de um doente sobre o seu longo internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos e ao relato do médico que o acompanhou, dando conta de como essa singular narrativa afetou a sua prática clínica.Trata-se da primeira antologia deste género publicada em Portugal, e resulta do trabalho desenvolvido pelas organizadoras no âmbito do projeto de Investigação, financiado pela FCT, Narrativa & Medicina: Con(textos) e práticas interdisciplinares. Uma das suas finalidades mais imediatas é servir de apoio aos cursos em Humanidades Médicas promovidos pelo mesmo projeto de forma pioneira.

M3 - Book

SN - 9789898655516

BT - Contar (com) a Medicina

PB - Pedago

CY - Ramada

ER -

Correia A, Fernandes I, Almeida D, Casal T, Cabral M. Contar (com) a Medicina. Ramada: Pedago, 2015. 296 p.