Construções rurais em espaço urbano ou as memórias da ruralidade

Filipa Ramalhete, Francisco Silva

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

Esta comunicação centra-se no debate em torno da génese e características da casa rural e da casa urbana em Portugal, temática que remonta às descrições das casas medievais e à fundação das principais cidades e vilas portuguesas.
Como refere Sílvio Conde, na obra A história da vida privada em Portugal, dirigida por José Mattoso (2010), embora ainda insipientes, eram já assinaláveis nesta época diferenças entre as casas rurais e urbanas - que se foram acentuado ao longo dos séculos - na diversidade e riqueza dos materiais, nas sofisticação da técnicas utilizadas, nas funções desempenhadas dentro da casa e, consequentemente, nas vivências a elas associadas. Não obstante, é também referida a influência e permeabilidade entre rural e urbano, no que diz respeito, por exemplo, à existência de espaços de produção nas casas urbanas. Segundo o autor, seria frequente nos séculos X e XI a existência de casas em meio urbano que acumulavam funções residenciais e de produção agrícola, em resultado da migração de habitantes das zonas rurais para as cidades.
Original languagePortuguese
Title of host publicationActas do 1º Colóquio Internacional Arquitetura Popular
Place of PublicationArcos de Valdevez
PublisherMunicípio de Arcos de Valdevez
Pages75-84
Number of pages9
ISBN (Print)978-972-9136-78-8
Publication statusPublished - 2016

Cite this

Ramalhete, F., & Silva, F. (2016). Construções rurais em espaço urbano ou as memórias da ruralidade. In Actas do 1º Colóquio Internacional Arquitetura Popular (pp. 75-84). Município de Arcos de Valdevez.