Conhecer e divulgar os manuscritos iluminados do mosteiro de alcobaça

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

115 Downloads (Pure)

Abstract

Este artigo apresenta um projeto de investigação de Pós Doutoramento, agora terminado, que estudou um conjunto de manuscritos iluminados produzidos no Mosteiro Alcobaça. Começa por abordar as características dos trabalhos de investigação desenvolvidos em torno dos códices iluminados e das suas especificidades para em seguida se concentrar no trabalho de equipa desenvolvido por um conjunto de investigadores do Instituto de Estudos Medievais da FCSH UNL no aprofundamento do estudo e divulgação deste património.

É nossa intenção abordar as iniciativas diversificadas de divulgação e disseminação, pelos mais diversos públicos, do conhecimento científico produzido em contexto universitário, pelos referidos investigadores, num processo que se desenvolveu em estreita colaboração e parceria entre as instituições que têm os manuscritos à sua guarda, como a Biblioteca Nacional de Portugal, entre outras e o Mosteiro de Alcobaça.
Original languagePortuguese
Title of host publicationReflexões sobre Património Cultural
EditorsFernando Magalhães, Jenny Sousa, Maria de São Pedro Lopes
PublisherCics-Nova (Pólo de Leiria); Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS / Instituto Politécnico de Leiria – IPLeiria
Pages39-54
Number of pages15
ISBN (Print)978-989-8797-15-5
Publication statusPublished - Dec 2017

Cite this