Conflitos sociais na revolução portuguesa (1974-1975)

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

260 Downloads (Pure)

Abstract

Neste artigo faremos o levantamento e análise dos conflitos sociais durante a revolução portuguesa – o processo que ficou conhecido por revolução dos cravos, que durou entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975. Na primeira parte deste artigo procuraremos fazer uma descrição e análise histórica dos principais movimentos sociais, operários, argumentando que é a dinâmica dos conflitos sociais que determina as mudanças governativas e institucionais que por sua vez atuam sobre estes conflitos.
Centrar-nos-emos em quatro tipos de movimentos sociais: greves, manifestações, ocupações de fábricas/empresas e serviços públicos e ocupações de casas.
Para construir este levantamento fizemos uma ampla pesquisa de fontes, muitas das quais inéditas, na Hemeroteca Municipal de Lisboa, no Arquivo Histórico das Comissiones Obreras em Espanha (Fundação 1.o de maio, Madrid), no arquivo do Centro de Documentação 25 de Abril, no arquivo do Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, ambos em Lisboa, no arquivo histórico da Televisão Portuguesa (RTP) e nos Arquivos Internacional de História Social (Amesterdão) e National Archives (Reino Unido).
Original languagePortuguese
Title of host publicationIII International Conference Strikes and Social Conflicts
Subtitle of host publicationCombined historical approaches to conflict. Proceedings
EditorsMartí Marín Corbera, Xavier Domènech Sampere, Ricard Martínez i Muntada
Place of PublicationBarcelona
PublisherCEFID-UAB
Pages1109-1127
Number of pages18
VolumeVIII
ISBN (Print)978-84-608-7860-5
Publication statusPublished - 2016

Cite this

Varela, R., & Alcântara, J. (2016). Conflitos sociais na revolução portuguesa (1974-1975). In M. Marín Corbera, X. Domènech Sampere, & R. Martínez i Muntada (Eds.), III International Conference Strikes and Social Conflicts: Combined historical approaches to conflict. Proceedings (Vol. VIII, pp. 1109-1127). CEFID-UAB.