Conflito familiar: o papel da justiça e da sociedade na luta pela herança entre filhos legítimos e ilegítimos dos dois lados do Atlântico

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

Na História da Família os estudos sobre a vida quotidiana vem suscitando
grande interesse entre os historiadores. Neste contexto, as disputas pela herança e sucessão nos bens dos pais vem sendo analisadas com o objetivo de tentar compreender o seu significado no contexto familiar. Interessa-nos, sobretudo, neste texto, analisar a possibilidade de sucessão adjudicada aos filhos ilegítimos em duas paróquias pertencentes ao Atlântico Português: a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, nas Minas Gerais [região que acolheu um grande contingente de minhotos no século XVIII], no Brasil e a Paróquia de São João do Souto em Braga, Portugal. Neste texto utilizaremos 3 corpus documentais: os testamentos e as cartas de legitimação 1 [enquanto instrumentos utilizados pelos progenitores para legitimarem os filhos] e os inventários post-mortem que permitem analisar 2 aspectos: a prole ilegítima, de facto, concorreu em pé de igualdade com os demais herdeiros legítimos no momento da partilha?
Original languagePortuguese
Title of host publicationActas de la XI Reunión Científica de la Fundación Española de Historia Moderna
EditorsAntonio Jiménez Estrella , Julián José Lozano Navarro
Place of PublicationGranada
PublisherFundación Española de Historia Moderna
Pages383-395
Number of pages8
Volume2
Edition1
ISBN (Print)978-84-338-5387-5
Publication statusPublished - 1 Nov 2012

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Conflito familiar: o papel da justiça e da sociedade na luta pela herança entre filhos legítimos e ilegítimos dos dois lados do Atlântico'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this