Composição, compilação e imagens em movimento:

sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

No conflito entre uma heterogeneidade das práticas musicais e sucessivas tentativas de homogeneização dos discursos composicionais e das estratégias de compilação da indústria cinematográfica europeia e norte-americana, a produtora Invicta Film foi pioneira de um novo paradigma de cinema mudo narrativo em Portugal, em torno dos anos vinte. Sendo as composições originais uma das componentes mais relevantes para atingir o ideal de totalidade por trás da expressão tipicamente português, a aposta da Invicta numa cinematografia nacional cumpriu também o propósito de se conseguir encaixar no mercado internacional.
Com esta apresentação pretendo discutir a produtora num quadro de transformações internacionais da indústria do cinema e da música, entre as atracções, a narrativização e a era narrativa (Gunning 1986), e o modo como os film music studies foram gerindo e propondo novas abordagens interdisciplinares a essas transformações.
Original languagePortuguese
Number of pages1
Publication statusPublished - 2018
EventVII MTCC - 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Lisbon, Portugal
Duration: 28 Jun 201828 Jun 2018
http://cesem.fcsh.unl.pt/en/event/vii-mtcc-7o-seminario-musica-teoria-critica-e-comunicac%CC%A7a%CC%83o-2/

Seminar

SeminarVII MTCC - 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação
Abbreviated titleVII MTCC
CountryPortugal
CityLisbon
Period28/06/1828/06/18
Internet address

Cite this

Carvalho, B. (2018). Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film. Abstract from VII MTCC - 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisbon, Portugal.
Carvalho, Bárbara. / Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film. Abstract from VII MTCC - 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisbon, Portugal.1 p.
@conference{c3438a93cc3f479fb0e0178dc1141d51,
title = "Composi{\cc}{\~a}o, compila{\cc}{\~a}o e imagens em movimento:: sobre m{\'u}sica na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film",
abstract = "No conflito entre uma heterogeneidade das pr{\'a}ticas musicais e sucessivas tentativas de homogeneiza{\cc}{\~a}o dos discursos composicionais e das estrat{\'e}gias de compila{\cc}{\~a}o da ind{\'u}stria cinematogr{\'a}fica europeia e norte-americana, a produtora Invicta Film foi pioneira de um novo paradigma de cinema mudo narrativo em Portugal, em torno dos anos vinte. Sendo as composi{\cc}{\~o}es originais uma das componentes mais relevantes para atingir o ideal de totalidade por tr{\'a}s da express{\~a}o tipicamente portugu{\^e}s, a aposta da Invicta numa cinematografia nacional cumpriu tamb{\'e}m o prop{\'o}sito de se conseguir encaixar no mercado internacional. Com esta apresenta{\cc}{\~a}o pretendo discutir a produtora num quadro de transforma{\cc}{\~o}es internacionais da ind{\'u}stria do cinema e da m{\'u}sica, entre as atrac{\cc}{\~o}es, a narrativiza{\cc}{\~a}o e a era narrativa (Gunning 1986), e o modo como os film music studies foram gerindo e propondo novas abordagens interdisciplinares a essas transforma{\cc}{\~o}es.",
author = "B{\'a}rbara Carvalho",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013; null ; Conference date: 28-06-2018 Through 28-06-2018",
year = "2018",
language = "Portuguese",
url = "http://cesem.fcsh.unl.pt/en/event/vii-mtcc-7o-seminario-musica-teoria-critica-e-comunicac{\%}CC{\%}A7a{\%}CC{\%}83o-2/",

}

Carvalho, B 2018, 'Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film' VII MTCC - 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisbon, Portugal, 28/06/18 - 28/06/18, .

Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film. / Carvalho, Bárbara.

2018. Abstract from VII MTCC - 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - Composição, compilação e imagens em movimento:

T2 - sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film

AU - Carvalho, Bárbara

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - No conflito entre uma heterogeneidade das práticas musicais e sucessivas tentativas de homogeneização dos discursos composicionais e das estratégias de compilação da indústria cinematográfica europeia e norte-americana, a produtora Invicta Film foi pioneira de um novo paradigma de cinema mudo narrativo em Portugal, em torno dos anos vinte. Sendo as composições originais uma das componentes mais relevantes para atingir o ideal de totalidade por trás da expressão tipicamente português, a aposta da Invicta numa cinematografia nacional cumpriu também o propósito de se conseguir encaixar no mercado internacional. Com esta apresentação pretendo discutir a produtora num quadro de transformações internacionais da indústria do cinema e da música, entre as atracções, a narrativização e a era narrativa (Gunning 1986), e o modo como os film music studies foram gerindo e propondo novas abordagens interdisciplinares a essas transformações.

AB - No conflito entre uma heterogeneidade das práticas musicais e sucessivas tentativas de homogeneização dos discursos composicionais e das estratégias de compilação da indústria cinematográfica europeia e norte-americana, a produtora Invicta Film foi pioneira de um novo paradigma de cinema mudo narrativo em Portugal, em torno dos anos vinte. Sendo as composições originais uma das componentes mais relevantes para atingir o ideal de totalidade por trás da expressão tipicamente português, a aposta da Invicta numa cinematografia nacional cumpriu também o propósito de se conseguir encaixar no mercado internacional. Com esta apresentação pretendo discutir a produtora num quadro de transformações internacionais da indústria do cinema e da música, entre as atracções, a narrativização e a era narrativa (Gunning 1986), e o modo como os film music studies foram gerindo e propondo novas abordagens interdisciplinares a essas transformações.

M3 - Abstract

ER -

Carvalho B. Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film. 2018. Abstract from VII MTCC - 7º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação, Lisbon, Portugal.