Coesão territorial e desenvolvimento turístico em espaços de montanha. Lógicas de governancia territorial e políticas públicas na cordilheira central

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

A gestão das áreas de montanha em Portugal tem sido realizada de forma marginal, quer pela ausência de uma política direccionada para estes territórios, quer pelo seu tratamento nos instrumentos de ordenamento se limitar à sua consideração nos planos das áreas protegidas, quando alvos dessa classificação, ou nas delimitações dos regimes especiais. Reconhece-se que os instrumentos formais de ordenamento têm negligenciado estes territórios e a sua expressão geográfica implica formas de articulação cuja dimensão administrativa não pode condicionar, como é o caso do conjunto montanhoso da Cordilheira Central, promovendo a sua valorização e a equidade social. Torna-se necessário a definição de orientações que salvaguardem a multifuncionalidade e património, permitindo que a diversidade de actividades potencie o incremento dos níveis de conforto da população. Neste âmbito procurase clarificar a especificidade dos territórios de montanha, as exigências que se colocam à sua qualificação e integração num modelo territorial coeso, valorizando as funções, em particular o turismo como setor crítico de desenvolvimento.
Original languageUnknown
Title of host publicationIX Congresso da Geografia Portuguesa
EditorsTeresa Pinto Correia, Virgínia Henriques E Rui Pedro Julião
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação POrtuguesa de Geógrafos
Pages521-527
ISBN (Print)978-972-99436-6-9
Publication statusPublished - 1 Jan 2013

Publication series

NameGeografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência
PublisherAssociação Portuguesa de Geógrafos

Cite this

Fernandes, G. J. P. (2013). Coesão territorial e desenvolvimento turístico em espaços de montanha. Lógicas de governancia territorial e políticas públicas na cordilheira central. In T. P. Correia, & V. H. E. R. P. Julião (Eds.), IX Congresso da Geografia Portuguesa (pp. 521-527). (Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência). Lisboa: Associação POrtuguesa de Geógrafos.