CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Na procura de uma maior internacionalização do ensino superior no contexto do Espaço Europeu de Ensino Superior, uma prática comum em Portugal é a lecionação de aulas em inglês, enquanto língua de comunicação internacional. Dos vários desafios identificados a esta prática poderemos destacar o de, ao invés do que muitos docentes do ensino superior pensam, ensinar em inglês não requerer apenas a tradução do que se ensina em português; implica também a aquisição de culturas específicas de aprendizagem, de terminologia específica, de uma gama diversa de práticas de organização e de representação do conhecimento, de proceder à investigação e de comunicar os resultados dessa investigação, em suma, de ensinar a partir do seio de comunidades de prática (internacionais) culturalmente muito marcadas. Acresce o facto de que quando um docente se propõe ensinar um determinado tópico de conteúdo em inglês, terá de o fazer tendo em conta os seus interlocutores, o seu nível de inglês e o que são capazes de fazer nessa língua e com essa língua. As considerações pedagógicas de lecionação em inglês são obviamente maiores do que na língua materna, havendo que considerar o que se pretende que os alunos sejam capazes de fazer em inglês no final de uma unidade curricular e de articular os objetivos de aprendizagem com os métodos de ensino, os materiais e recursos a utilizar (deverão ou não ser adaptados e como?), para além de questões de definição da língua de comunicação entre docente e aluno, entre os próprios alunos, e questões de avaliação a definir pela própria instituição de ensino superior (IES).
Original languageEnglish
Title of host publicationEstratégias de Ensino e Sucesso Académico
Subtitle of host publicationBoas Práticas no Ensino Superior: Inovaçao no Ensino Superior
EditorsS. Gonçalves, P. Fonseca, C. Malça
Place of PublicationCoimbra
PublisherCINEP/IPC
Pages177-194
Number of pages18
Volume2
ISBN (Print)978-989-98679-8-7
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • CLIL
  • Ensino Superior

Fingerprint Dive into the research topics of 'CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Morgado, M., Coelho, M., Silva, M., Gonçalves, A., & Arau Ribeiro, M. D. C. (2016). CLIL no Ensino Superior Português: uma experiência pedagógica inovadora. In S. Gonçalves, P. Fonseca, & C. Malça (Eds.), Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior: Inovaçao no Ensino Superior (Vol. 2, pp. 177-194). Coimbra: CINEP/IPC.