Argamassas de terra argilosa com substituição da areia adicionada por residuo da indústria da cortiça

Translated title of the contribution: Clay earth mortars with replacement of added sand by waste from cork industry

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

6 Downloads (Pure)

Abstract

Os rebocos feitos com argamassas de terra apresentam diversas vantagens estéticas e para o conforto e saúde dos ocupantes dos edifícios: a elevada capacidade de adsorver e libertar vapor de água, conferida pela higroscopicidade da argila, contribui para a regulação da humidade relativa interior e da temperatura. As argamassas de terra para o assentamento de alvenarias de pedra, por exemplo de xisto, adobe ou BTC, conferem a essas alvenarias um melhor desempenho higrotérmico comparativamente a argamassas de outros ligantes, tendo de apresentar comportamento mecânico adequado ao das unidades da alvenaria. Dependente do teor de argila da terra, e para controlar a respetiva retração, as argamassas de terra podem necessitar da adição de areia ou outros agregados.
A utilização de subprodutos e resíduos produzidos noutras indústrias, tais como resíduos cerâmicos, RCD ou biomassas, em argamassas promove um decréscimo na utilização de recursos naturais e a redução dos volumes de resíduos a gerir, promovendo desta forma a economia circular e a diminuição dos impactes ambientais da indústria da construção.
O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito da substituição parcial ou total da fração de areia natural adicionada numa argamassa de terra com traço volumétrico 1:3 (terra argilosa:agregado) por um resíduo da indústria corticeira. É analisada a influência da substituição de 25%, 50% e 100% da areia por resíduo de cortiça no estado fresco e nas resistências mecânicas. Verifica-se que a massa volúmica reduz, o que indicia um melhor contributo para o isolamento térmico, mas que aumenta a retração na secagem, o que pode condicionar a aplicação deste tipo de argamassas em rebocos. O módulo de elasticidade dinâmico reduz e as resistências à flexão e à compressão das argamassas aumentam à medida que a percentagem de substituição de areia por resíduo de cortiça aumenta, o que se revela muito positivo nomeadamente para aplicação no assentamento de diferentes tipos de alvenarias.
Translated title of the contributionClay earth mortars with replacement of added sand by waste from cork industry
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do SAT 2021 - Seminário Arquitetura em Terra - “Terra Material Regenerativo”
Place of PublicationPorto
PublisherAssociação Centro da Terra
Number of pages10
Publication statusUnpublished - Nov 2021
EventSAT 2021 - Seminário Arquitetura em Terra: Terra Material Regenerativo - Santiago do Cacém, Portugal
Duration: 6 Nov 20217 Nov 2021
https://centrodaterra.org/eventos/sat21-seminario-arquitetura-em-terra-terra-material-regenerativo/

Conference

ConferenceSAT 2021 - Seminário Arquitetura em Terra
Country/TerritoryPortugal
CitySantiago do Cacém
Period6/11/217/11/21
Internet address

Keywords

  • areia
  • terra argilosa
  • resíduo de cortiça
  • argamassa

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Clay earth mortars with replacement of added sand by waste from cork industry'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this