Classes, património, (i)mobilidades

Notas sobre uma pesquisa em curso no Vale do Ave (Portugal)

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

23 Downloads (Pure)

Abstract

Como falar de classe operária, num contexto onde a organização em torno da família, a pluriatividade e o forte peso do campesinato, ou a recorrência das migrações, desafiam permanentemente as visões dualistas dos fenómenos sociais – campesinato e operariado, classe e família, rural e urbano? Esta comunicação assenta numa pesquisa de doutoramento em curso, centrada numa freguesia do concelho de Guimarães, no Vale do Ave – uma zona industrial têxtil no noroeste português marcada por uma industrialização e urbanização difusas, bem como pelas migrações.
A memória e o património surgem neste quadro como dispositivos importantes. Se por um lado, nas histórias de vida e de família de antigos operários e migrantes – mas também de agricultores, comerciantes, industriais, entre outros – a fábrica surge algo silenciada, enquanto espaço ligado ao trabalho, associado por vezes a momentos duros, a memórias difíceis; por outro, o espaço doméstico (em especial a casa de emigrante, construída como um espaço novo) surge como sinal exterior de ascensão social, e do ultrapassar dessa mesma dureza que o espaço da fábrica representa. Pensar o movimento operário no Vale do Ave poderá passar, então, por questionar: como é que as pessoas se organizam neste contexto para ter uma vida melhor? Mesmo quando olhamos para o passado, ou a vida nos impele a todo o momento a cumprir as necessidades imediatas, é sempre de futuro que falamos. Constituir-se-á, aqui, a migração como uma “heterotopia”?
Original languagePortuguese
Title of host publicationAnais 18º Congresso Mundial de Antropologia
EditorsMiriam Pillar Grossi, Simone Lira da Silva, Ivi Porfirio, Caroline Amábile Vale dos Santos, Gabriel Darío López Zamora, Gabriela Alano Tertuliano, Maria Luiza Scheren, Filipe Tchinene Calueio
Place of PublicationFlorianópolis
PublisherIUAES / ABA
Pages4267-4276
Number of pages9
Volume3
ISBN (Electronic)978-85-62946-96-7
Publication statusPublished - 2018
Event18º Congresso Mundial de Antropologia IUAES - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brazil
Duration: 16 Jul 201820 Jul 2018
https://www.iuaes2018.org/

Conference

Conference18º Congresso Mundial de Antropologia IUAES
CountryBrazil
CityFlorianópolis
Period16/07/1820/07/18
Internet address

Keywords

  • Migrações
  • Classes sociais
  • Património
  • Memória

Cite this

Rei, M. (2018). Classes, património, (i)mobilidades: Notas sobre uma pesquisa em curso no Vale do Ave (Portugal). In M. P. Grossi, S. L. D. Silva, I. Porfirio, C. A. V. D. Santos, G. D. L. Zamora, G. A. Tertuliano, M. L. Scheren, ... F. T. Calueio (Eds.), Anais 18º Congresso Mundial de Antropologia (Vol. 3, pp. 4267-4276). Florianópolis: IUAES / ABA.