Ciríaco Cardoso

Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

O objectivo desta comunicação é traçar o perfil profissional do músico português Ciríaco Cardoso (1846-1900). O carácter multifacetado da sua acctividade nos meios músico-teatrais portuense, fluminense, parisiense e lisboeta justifica que tome o seu percurso como terreno para problematizar os paradoxos ideológicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de músicos de contextos lusófonos de finais do século XIX. Através da análise de discursos coevos e retrospectivo, proporei hipóteses quanto aos critérios na base dos seus vínculos institucionais e interpessoais, por um lado, no âmbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simbólico, como a ópera ou concerto dito erudito. Para tal, será também necessário discutir a aparente contradição entre as suas ligações às casas reais portuguesa e brasileira e os seus relacionamentos em círculos republicanos. Com excepção de investigadores como Mário Vieira de Carvalho (1999), Maria José Artiaga (2007), João Silva (2011), Luísa Gomes (2012), Isabel Gonçalves (2012) e Luísa Cymbron (2014) e obras como a Enciclopédia da Música em Portugal no século XX (2010), o teatro musical dito ligeiro e os seus agentes têm sido negligenciados pela academia musicológica portuguesa. Contradição evidente dessa desatenção é o quase total esquecimento a que Ciríaco Cardoso foi votado na historiografia, apesar de ter sido um dos mais populares compositores de comédia musical do seu tempo e, por isso, um dos nomes que com mais frequência emergem da pesquisa de fontes sobre música e teatro do século XIX. Para além dos autores referidos, será essencial recorrer à produção científica brasileira de, entre outros: Fernando Mencarelli (2003), Vanda Freire (2004), Cristina Magaldi (2004) e Sílvia Souza (2010). Este trabalho insere-se no âmbito da musicologia história, com contributos também da sociologia da música.
Original languagePortuguese
Pages30
Number of pages1
Publication statusPublished - 2016
EventIII Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos - Sevilha, Spain
Duration: 10 Mar 201611 Mar 2016
http://www.musicologiacriativa.com/

Conference

ConferenceIII Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
CountrySpain
CitySevilha
Period10/03/1611/03/16
Internet address

Keywords

  • Mercado músico-teatral
  • Opereta
  • Modernidade
  • Ciríaco Cardoso
  • Rio de Janeiro

Cite this

Gaspar, F. (2016). Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. 30. Abstract from III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, Spain.
Gaspar, Filipe. / Ciríaco Cardoso : Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. Abstract from III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, Spain.1 p.
@conference{c58111a3c8a2441eb72f19385010dca8,
title = "Cir{\'i}aco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Portugu{\^e}s de Com{\'e}dia Musical de Finais do S{\'e}culo XIX",
abstract = "O objectivo desta comunica{\cc}{\~a}o {\'e} tra{\cc}ar o perfil profissional do m{\'u}sico portugu{\^e}s Cir{\'i}aco Cardoso (1846-1900). O car{\'a}cter multifacetado da sua acctividade nos meios m{\'u}sico-teatrais portuense, fluminense, parisiense e lisboeta justifica que tome o seu percurso como terreno para problematizar os paradoxos ideol{\'o}gicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de m{\'u}sicos de contextos lus{\'o}fonos de finais do s{\'e}culo XIX. Atrav{\'e}s da an{\'a}lise de discursos coevos e retrospectivo, proporei hip{\'o}teses quanto aos crit{\'e}rios na base dos seus v{\'i}nculos institucionais e interpessoais, por um lado, no {\^a}mbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simb{\'o}lico, como a {\'o}pera ou concerto dito erudito. Para tal, ser{\'a} tamb{\'e}m necess{\'a}rio discutir a aparente contradi{\cc}{\~a}o entre as suas liga{\cc}{\~o}es {\`a}s casas reais portuguesa e brasileira e os seus relacionamentos em c{\'i}rculos republicanos. Com excep{\cc}{\~a}o de investigadores como M{\'a}rio Vieira de Carvalho (1999), Maria Jos{\'e} Artiaga (2007), Jo{\~a}o Silva (2011), Lu{\'i}sa Gomes (2012), Isabel Gon{\cc}alves (2012) e Lu{\'i}sa Cymbron (2014) e obras como a Enciclop{\'e}dia da M{\'u}sica em Portugal no s{\'e}culo XX (2010), o teatro musical dito ligeiro e os seus agentes t{\^e}m sido negligenciados pela academia musicol{\'o}gica portuguesa. Contradi{\cc}{\~a}o evidente dessa desaten{\cc}{\~a}o {\'e} o quase total esquecimento a que Cir{\'i}aco Cardoso foi votado na historiografia, apesar de ter sido um dos mais populares compositores de com{\'e}dia musical do seu tempo e, por isso, um dos nomes que com mais frequ{\^e}ncia emergem da pesquisa de fontes sobre m{\'u}sica e teatro do s{\'e}culo XIX. Para al{\'e}m dos autores referidos, ser{\'a} essencial recorrer {\`a} produ{\cc}{\~a}o cient{\'i}fica brasileira de, entre outros: Fernando Mencarelli (2003), Vanda Freire (2004), Cristina Magaldi (2004) e S{\'i}lvia Souza (2010). Este trabalho insere-se no {\^a}mbito da musicologia hist{\'o}ria, com contributos tamb{\'e}m da sociologia da m{\'u}sica.",
keywords = "Mercado m{\'u}sico-teatral, Opereta, Modernidade, Cir{\'i}aco Cardoso, Rio de Janeiro",
author = "Filipe Gaspar",
note = "PD/BI/114018/2015; null ; Conference date: 10-03-2016 Through 11-03-2016",
year = "2016",
language = "Portuguese",
pages = "30",
url = "http://www.musicologiacriativa.com/",

}

Gaspar, F 2016, 'Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX' III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, Spain, 10/03/16 - 11/03/16, pp. 30.

Ciríaco Cardoso : Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. / Gaspar, Filipe.

2016. 30 Abstract from III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, Spain.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - Ciríaco Cardoso

T2 - Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX

AU - Gaspar, Filipe

N1 - PD/BI/114018/2015

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - O objectivo desta comunicação é traçar o perfil profissional do músico português Ciríaco Cardoso (1846-1900). O carácter multifacetado da sua acctividade nos meios músico-teatrais portuense, fluminense, parisiense e lisboeta justifica que tome o seu percurso como terreno para problematizar os paradoxos ideológicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de músicos de contextos lusófonos de finais do século XIX. Através da análise de discursos coevos e retrospectivo, proporei hipóteses quanto aos critérios na base dos seus vínculos institucionais e interpessoais, por um lado, no âmbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simbólico, como a ópera ou concerto dito erudito. Para tal, será também necessário discutir a aparente contradição entre as suas ligações às casas reais portuguesa e brasileira e os seus relacionamentos em círculos republicanos. Com excepção de investigadores como Mário Vieira de Carvalho (1999), Maria José Artiaga (2007), João Silva (2011), Luísa Gomes (2012), Isabel Gonçalves (2012) e Luísa Cymbron (2014) e obras como a Enciclopédia da Música em Portugal no século XX (2010), o teatro musical dito ligeiro e os seus agentes têm sido negligenciados pela academia musicológica portuguesa. Contradição evidente dessa desatenção é o quase total esquecimento a que Ciríaco Cardoso foi votado na historiografia, apesar de ter sido um dos mais populares compositores de comédia musical do seu tempo e, por isso, um dos nomes que com mais frequência emergem da pesquisa de fontes sobre música e teatro do século XIX. Para além dos autores referidos, será essencial recorrer à produção científica brasileira de, entre outros: Fernando Mencarelli (2003), Vanda Freire (2004), Cristina Magaldi (2004) e Sílvia Souza (2010). Este trabalho insere-se no âmbito da musicologia história, com contributos também da sociologia da música.

AB - O objectivo desta comunicação é traçar o perfil profissional do músico português Ciríaco Cardoso (1846-1900). O carácter multifacetado da sua acctividade nos meios músico-teatrais portuense, fluminense, parisiense e lisboeta justifica que tome o seu percurso como terreno para problematizar os paradoxos ideológicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de músicos de contextos lusófonos de finais do século XIX. Através da análise de discursos coevos e retrospectivo, proporei hipóteses quanto aos critérios na base dos seus vínculos institucionais e interpessoais, por um lado, no âmbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simbólico, como a ópera ou concerto dito erudito. Para tal, será também necessário discutir a aparente contradição entre as suas ligações às casas reais portuguesa e brasileira e os seus relacionamentos em círculos republicanos. Com excepção de investigadores como Mário Vieira de Carvalho (1999), Maria José Artiaga (2007), João Silva (2011), Luísa Gomes (2012), Isabel Gonçalves (2012) e Luísa Cymbron (2014) e obras como a Enciclopédia da Música em Portugal no século XX (2010), o teatro musical dito ligeiro e os seus agentes têm sido negligenciados pela academia musicológica portuguesa. Contradição evidente dessa desatenção é o quase total esquecimento a que Ciríaco Cardoso foi votado na historiografia, apesar de ter sido um dos mais populares compositores de comédia musical do seu tempo e, por isso, um dos nomes que com mais frequência emergem da pesquisa de fontes sobre música e teatro do século XIX. Para além dos autores referidos, será essencial recorrer à produção científica brasileira de, entre outros: Fernando Mencarelli (2003), Vanda Freire (2004), Cristina Magaldi (2004) e Sílvia Souza (2010). Este trabalho insere-se no âmbito da musicologia história, com contributos também da sociologia da música.

KW - Mercado músico-teatral

KW - Opereta

KW - Modernidade

KW - Ciríaco Cardoso

KW - Rio de Janeiro

M3 - Abstract

SP - 30

ER -

Gaspar F. Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. 2016. Abstract from III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, Spain.