Ciríaco Cardoso

Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

9 Downloads (Pure)

Abstract

O caráter multifacetado da atividade do músico português Ciríaco Cardoso (1846-1900) no meio músico-teatral fluminense justifica que a tomemos como terreno para problematizar os paradoxos ideológicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de artistas de contextos lusófonos de finais do século XIX. Recorrendo a fontes coevas, sobretudo periódicos locais, proporei hipóteses quanto aos critérios na base dos seus vínculos institucionais e interpessoais, por um lado, no âmbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simbólico, como a ópera ou concerto dito erudito. Este exercício permitirá encontrar paralelismos entre os funcionamentos dos circuitos músico-teatrais parisienses e lusófonos, bem como, dos fatores essenciais ao sucesso de carreiras semelhantes à de Ciríaco, nomeadamente a consciência da existência de um modelo de mercado dinamizador de tais redes de sociabilidade. Este trabalho insere-se no âmbito da musicologia história, com contributos também da sociologia da música.
Original languagePortuguese
Title of host publicationActas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
PublisherTagus Atlanticus Associação Cultural
Pages419-429
Number of pages10
ISBN (Electronic)978-989-99769
Publication statusPublished - 2016
EventIII Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos - Sevilha, Spain
Duration: 10 Mar 201611 Mar 2016
http://www.musicologiacriativa.com/

Conference

ConferenceIII Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos
CountrySpain
CitySevilha
Period10/03/1611/03/16
Internet address

Keywords

  • Mercado músico-teatral
  • Opereta
  • Modernidade
  • Ciríaco Cardoso
  • Rio de Janeiro

Cite this

Gaspar, F. (2016). Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. In Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos (pp. 419-429). Tagus Atlanticus Associação Cultural.
Gaspar, Filipe. / Ciríaco Cardoso : Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Tagus Atlanticus Associação Cultural, 2016. pp. 419-429
@inproceedings{919e554fbdba454f861e8278ad9ff6c0,
title = "Cir{\'i}aco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Portugu{\^e}s de Com{\'e}dia Musical de Finais do S{\'e}culo XIX",
abstract = "O car{\'a}ter multifacetado da atividade do m{\'u}sico portugu{\^e}s Cir{\'i}aco Cardoso (1846-1900) no meio m{\'u}sico-teatral fluminense justifica que a tomemos como terreno para problematizar os paradoxos ideol{\'o}gicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de artistas de contextos lus{\'o}fonos de finais do s{\'e}culo XIX. Recorrendo a fontes coevas, sobretudo peri{\'o}dicos locais, proporei hip{\'o}teses quanto aos crit{\'e}rios na base dos seus v{\'i}nculos institucionais e interpessoais, por um lado, no {\^a}mbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simb{\'o}lico, como a {\'o}pera ou concerto dito erudito. Este exerc{\'i}cio permitir{\'a} encontrar paralelismos entre os funcionamentos dos circuitos m{\'u}sico-teatrais parisienses e lus{\'o}fonos, bem como, dos fatores essenciais ao sucesso de carreiras semelhantes {\`a} de Cir{\'i}aco, nomeadamente a consci{\^e}ncia da exist{\^e}ncia de um modelo de mercado dinamizador de tais redes de sociabilidade. Este trabalho insere-se no {\^a}mbito da musicologia hist{\'o}ria, com contributos tamb{\'e}m da sociologia da m{\'u}sica.",
keywords = "Mercado m{\'u}sico-teatral, Opereta, Modernidade, Cir{\'i}aco Cardoso, Rio de Janeiro",
author = "Filipe Gaspar",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013",
year = "2016",
language = "Portuguese",
pages = "419--429",
booktitle = "Actas del III Encuentro Iberoamericano de J{\'o}venes Music{\'o}logos",
publisher = "Tagus Atlanticus Associa{\cc}{\~a}o Cultural",

}

Gaspar, F 2016, Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. in Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Tagus Atlanticus Associação Cultural, pp. 419-429, III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilha, Spain, 10/03/16.

Ciríaco Cardoso : Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. / Gaspar, Filipe.

Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Tagus Atlanticus Associação Cultural, 2016. p. 419-429.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Ciríaco Cardoso

T2 - Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX

AU - Gaspar, Filipe

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - O caráter multifacetado da atividade do músico português Ciríaco Cardoso (1846-1900) no meio músico-teatral fluminense justifica que a tomemos como terreno para problematizar os paradoxos ideológicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de artistas de contextos lusófonos de finais do século XIX. Recorrendo a fontes coevas, sobretudo periódicos locais, proporei hipóteses quanto aos critérios na base dos seus vínculos institucionais e interpessoais, por um lado, no âmbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simbólico, como a ópera ou concerto dito erudito. Este exercício permitirá encontrar paralelismos entre os funcionamentos dos circuitos músico-teatrais parisienses e lusófonos, bem como, dos fatores essenciais ao sucesso de carreiras semelhantes à de Ciríaco, nomeadamente a consciência da existência de um modelo de mercado dinamizador de tais redes de sociabilidade. Este trabalho insere-se no âmbito da musicologia história, com contributos também da sociologia da música.

AB - O caráter multifacetado da atividade do músico português Ciríaco Cardoso (1846-1900) no meio músico-teatral fluminense justifica que a tomemos como terreno para problematizar os paradoxos ideológicos frequentemente observados nas redes de sociabilidade de artistas de contextos lusófonos de finais do século XIX. Recorrendo a fontes coevas, sobretudo periódicos locais, proporei hipóteses quanto aos critérios na base dos seus vínculos institucionais e interpessoais, por um lado, no âmbito do teatro musical dito ligeiro e, por outro, de campos com maior poder simbólico, como a ópera ou concerto dito erudito. Este exercício permitirá encontrar paralelismos entre os funcionamentos dos circuitos músico-teatrais parisienses e lusófonos, bem como, dos fatores essenciais ao sucesso de carreiras semelhantes à de Ciríaco, nomeadamente a consciência da existência de um modelo de mercado dinamizador de tais redes de sociabilidade. Este trabalho insere-se no âmbito da musicologia história, com contributos também da sociologia da música.

KW - Mercado músico-teatral

KW - Opereta

KW - Modernidade

KW - Ciríaco Cardoso

KW - Rio de Janeiro

M3 - Conference contribution

SP - 419

EP - 429

BT - Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos

PB - Tagus Atlanticus Associação Cultural

ER -

Gaspar F. Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX. In Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Tagus Atlanticus Associação Cultural. 2016. p. 419-429