Cinema and Abstração: Da matematização à sensorialidade pura

Translated title of the contribution: Cinema and Abstraction: From mathematization to pure sensoriality

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Falar em abstração em relação ao Cinema é, contra as expectativas mais imediatas, falar de uma temática fundamental que atravessa os dois momentos mais importantes do processo fílmico como um todo. Um primeiro tem a ver com a conexão das imagens com a matéria que é representada. Centra-se, por isso, no processo criativo e nas imagens criadas no e através do dispositivo Cinema. O segundo momento diz respeito à experiência produzida com e pelo Cinema, isto é, acontece na ligação que o espectador estabelece as imagens projetadas no ecrã e que determina os processos de percepção e os mecanismos de cognição fílmicos.
De cada um destes dois momentos nascem vários percursos que, apesar de terem temáticas e problemas muito específicos, convergem e, por vezes, entram até em disputa e conflito.
Neste ensaio procurarei seguir alguns desses trajetos, à luz da capacidade que o Cinema tem de questionar a própria ideia de Abstração, de a mobilizar de forma única e de pensar sobre e com ela. Isto implica, necessariamente, discutir como a temática da Abstração constitui, desde sempre, um dos lugares privilegiados a partir do qual se lançam as bases determinantes para o estabelecimento de uma Ontologia do Cinema (e não propriamente apenas da imagem do cinema, mas do dispositivo cinematográfico como um todo). Será, como dizia, sobretudo, a permanente relação entre a Abstração e o questionamento ontológico do Cinema que servirá de guia orientador deste artigo.
Translated title of the contributionCinema and Abstraction: From mathematization to pure sensoriality
Original languagePortuguese
Title of host publicationCinema
Subtitle of host publicationum compêndio filosófico
Editors João Mário Grilo, Maria Irene Aparício
Place of PublicationLisboa
PublisherEdiçoes Colibri
Pages303-322
Number of pages19
ISBN (Print)978- 989-689-342-2
Publication statusPublished - 2014

Publication series

NameExtra-colecção

Keywords

  • Cinema
  • Abstração
  • Cinema abstracto
  • sensorialidade
  • Corpo

Fingerprint Dive into the research topics of 'Cinema and Abstraction: From mathematization to pure sensoriality'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this