Chamar as coisas pelos nomes: Proposta taxonómica para projectos de Música na Comunidade

Translated title of the contribution: Calling things by their names: Taxonomical proposal for Community Music Projects

Research output: Contribution to conferenceAbstractpeer-review

17 Downloads (Pure)

Abstract

Uma dificuldade apontada por investigadores de Música na Comunidade (MC) é a ambiguidade do termo. Uma revisão de literatura sobre a prática demonstra a carência de uma definição concisa e directa do que é MC, e a que projectos se aplica. A própria Community Music Association define a prática através de uma lista de características ambíguas partilhadas entre os projectos. No entanto, esta lista não é suficientemente abrangente para englobar todos os projectos que têm vindo a ser denominados como “projectos de música na comunidade”. A definição mais comum do conceito é de que a MC é uma prática social e artística que proporciona oportunidades de participação, criação e geração de projectos musicais multidisciplinares a pessoas que regularmente não têm acesso a essas experiências. Os projectos de MC podem ser: participativos ou não; performativos ou não; regulares ou pontuais; entre outros factores possivelmente antagónicos, difíceis de englobar sob um único termo. Esta indefinição também se estende a áreas mais abrangentes como a Arte Comunitária, com a qual se irão tecer comparações. Autores como Mark Rimmer (2015), Claire Bishop (2012), François Matarasso (2019) e Lee Higgins (2012) revelaram dificuldades na reflexão sobre este tipo de projectos devido à abrangência dos termos (Arte Comunitária e Música na Comunidade). Ao longo desta comunicação serão propostas categorias taxonómicas de diferentes projectos de Música na Comunidade, assentes em características como as supracitadas, entre outras. Essas propostas são baseadas na análise de literatura sobre Arte Comunitária e Música na Comunidade, assim como na recolha e análise deste tipo de projectos que está a ser efectuada pelo autor. Pretende-se elucidar e facilitar a reflexão sobre este tipo de projectos, levando a um melhor entendimento da prática e das suas manifestações, e uma facilitação do discurso sobre a MC e sobre o seu impacto.
Translated title of the contributionCalling things by their names: Taxonomical proposal for Community Music Projects
Original languagePortuguese
Pages62
Number of pages1
Publication statusPublished - Nov 2021
EventENIM 2020-21 - X Encontro Nacional de Investigação em Música - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
Duration: 11 Nov 202113 Nov 2021
http://www.spimusica.pt/enim-20-21/

Conference

ConferenceENIM 2020-21 - X Encontro Nacional de Investigação em Música
Country/TerritoryPortugal
CityCoimbra
Period11/11/2113/11/21
Internet address

Keywords

  • Música na Comunidade
  • Semântica
  • Taxonomia
  • Arte Comunitária

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Calling things by their names: Taxonomical proposal for Community Music Projects'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this