Cenários para a União Europeia: que futuro após 31 de outubro de 2019

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

7 Downloads (Pure)

Abstract

A presente comunicação tem como objetivo antever possíveis cenários para o futuro da União Europeia, tendo em linha de conta um dos temas mais candentes do cenário (geo)político contemporâneo, o Brexit. Como ponto de partida foram consideradas as análises que já desenvolvemos anteriormente (cf. Lúcio e Marques, 2017 e 2018), baseadas na análise de um conjunto alargado de estudos e documentos oficiais que apresentam cenários de evolução futura da União Europeia, designadamente os decorrentes da saída do Reino Unido, e nas perspetivas diferenciadas oferecidas por cultores tais como Mark Leonard, Joergen Moeller, Philippe Defarges ou Alberto Alesina. No âmbito do presente texto analisaremos, com base na “Crise do Estado-Nação” decorrente do processo do Globalização, a qual acarreta alterações ao nível das Identidades, dos Nacionalismos e das Cidadanias, os elementos fundacionais e estruturantes da Identidade Nacional Inglesa (e consequentemente também Britânica) e a forma como os mesmo contribuíram para a atual situação do Brexit. Seguidamente, e em termos metodológicos, recorreremos a uma análise SWOT. Neste aspeto, importa mencionar que os impactos da saída do Reino Unido são, simultaneamente, geoestratégicos, geopolíticos e geoeconómicos. Assim, tentaremos identificar soluções que a União Europeia poderá desenvolver após a saída da sua principal potência atlântica. Procuraremos igualmente antever os possíveis impactos para Portugal e antever possíveis medidas mitigadoras, não esquecendo a ligação muito próxima, política, económica e militar, que ambos os países mantiveram ao longo dos séculos. Muito recentemente, a aprovação de um decreto-lei com medidas de contingência para o caso de o Reino Unido deixar a União Europeia sem acordo de saída, regulando matérias relativas a serviços financeiros e segurança social, bem como a falência da operadora turística Thomas Cook, vieram demonstrar que os problemas que Portugal poderá enfrentar com o Brexit são bem reais.
Original languagePortuguese
Title of host publicationXII CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
Subtitle of host publicationLIVRO DE ATAS
EditorsPaula Cristina Remoaldo, Maria José Caldeira, Virgínia Teles, Elaine Scalabrini, José Alberto Rio Fernandes
Place of PublicationGuimarães
PublisherUniversidade do Minho
Pages82-87
Number of pages6
Edition
ISBN (Electronic)978-989-98857
Publication statusPublished - Mar 2020
EventXII CONGRESSO ​DA GEOGRAFIA PORTUGUESA : GEOGRAFIAS DE TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - Universidade do Minho , Guimarães, Portugal
Duration: 13 Nov 201915 Nov 2019
https://2019xiicgp.weebly.com/#

Conference

ConferenceXII CONGRESSO ​DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityGuimarães
Period13/11/1915/11/19
Internet address

Keywords

  • União Europeia
  • Geopolítica
  • Geoeconomia
  • Identidade
  • Brexit

Cite this

Lúcio, J., & Marques, B. P. (2020). Cenários para a União Europeia: que futuro após 31 de outubro de 2019. In P. C. Remoaldo, M. J. Caldeira, V. Teles, E. Scalabrini, & J. A. R. Fernandes (Eds.), XII CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: LIVRO DE ATAS (1ª ed., pp. 82-87). Guimarães: Universidade do Minho.