Devolver a política à musicologia

por uma musicologia desafiante, crítica, empenhada socialmente e política

Translated title of the contribution: Bringing back the politics to musicology: for a challenging, critical, socially engaged and political musicology

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

Nesta comunicação argumento que é necessário re-politizar a musicologia, no sentido de aprofundar a sua integração, empenho e responsabilidade social e científica. Advogo que uma atitude de consciencialização e compromisso, é o modo mais eficaz para se ter êxito na gestão das fortes tensões a que a prática científica está actualmente sujeita. Parto do texto decisivo e controverso de Joseph Kerman de 1985, Contemplating music, como incentivo à problematização de alguns dimensões e rupturas introduzidas ou desenvolvidas nesta área nas três últimas décadas, em diálogo com as transformações sociais e os paradigmas epistemológicos nas ciências sociais. Discuto a inscrição desta dinâmica recente nas práticas musicológicas actuais e reforço a ideia de que a despolitização da ciência é um acto de negligência social.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 2014
EventII Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos - Porto, Portugal
Duration: 26 Feb 2014 → …

Conference

ConferenceII Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos
CountryPortugal
CityPorto
Period26/02/14 → …

    Fingerprint

Keywords

  • musicologia
  • Ciências Sociais
  • Política
  • Epistemologia

Cite this

Gomes-Ribeiro, P. (2014). Devolver a política à musicologia: por uma musicologia desafiante, crítica, empenhada socialmente e política. Abstract from II Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, Porto, Portugal.