Boom digital? Crianças (3-8 anos) e ecrãs

Carla Martins (Editor/Coordinator), Cristina Ponte (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

24 Downloads (Pure)

Abstract

Os Estatutos da ERC (Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro) estabelecem como competência do Conselho Regulador «assegurar a realização de estudos e outras iniciativas de investigação e divulgação nas áreas da comunicação social e dos
conteúdos, no âmbito da promoção do livre exercício da liberdade de expressão e de imprensa e da utilização crítica dos meios de comunicação social».
No contexto desta orientação, a ERC promove, desde 2014, o projeto «Públicos e Consumos de Media», cada edição aprofundando um tema: em 2014, foram os media digitais; em 2015, o consumo audiovisual.
Para a terceira edição do projeto, que consubstancia uma parceria ERC-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), propusemo-nos empreender um estudo pioneiro em Portugal (e na maior parte dos países europeus) sobre usos de meios eletrónicos por crianças de três a oito anos.
A escolha deste tema enquadra-se no objetivo da regulação dos media de «assegurar a proteção dos públicos mais sensíveis, tais como menores, relativamente a conteúdos e serviços suscetíveis de prejudicar o respetivo desenvolvimento».
Com um trabalho de campo realizado em 2016, o estudo visou promover o conhecimento sobre como as crianças mais novas estão a crescer em contacto com a tecnologia digital existente à sua volta, os usos que fazem dos ecrãs, as competências e literacias que vão adquirindo, as situações de dano que podem experimentar e os modos como as famílias intervêm nessa socialização digital. Esta teia de envolvimento combina expectativas, preocupações e pressões sociais.
Rapidamente se percebeu que o resultado final era muito mais
do que isso.
As respostas dos pais contrariavam ideias como a das crianças como «nativas digitais» ou a da «morte da televisão» em tempos de ecrãs tácteis. Daí a interrogação do título deste livro: Boom digital?
in introdução
Original languageEnglish
Place of PublicationLisboa
Publisher ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Number of pages118
ISBN (Print)978-989-99607-5-6
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • Boom digital
  • crianças
  • internet
  • familías
  • digital
  • Portugal
  • Literacia digital

Fingerprint Dive into the research topics of 'Boom digital? Crianças (3-8 anos) e ecrãs'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this

    Martins, C., & Ponte, C. (2018). Boom digital? Crianças (3-8 anos) e ecrãs. Lisboa: ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.