Boa Vista 1: : archaeological study of a ship in Lisbon waterfront (17th and 18th centiruies)

Research output: ThesisDoctoral Thesis

Abstract

Este projecto consiste no estudo dos vestígios arqueológicos de um navio encontrado em Lisboa, na zona de Santos, em 2012-2013, tendo este sido datado, com base nos materiais arqueológicos, dos séculos XVII e XVIII. A principal problemática centra-se na arqueologia náutica e na construção naval desta época, mormente no estudo das “assinaturas arquitecturais” que permitirão inscrever este achado numa tradição construtiva naval. Se os navios ibéricos dos séculos XV e XVI são relativamente bem conhecidos, poucos estudos existem para os séculos seguintes, constituindo estas evidências arqueológicas um caso singular. Importa esclarecer igualmente a área e características de operação desta embarcação, que se relacionará com o espaço atlântico. Boa Vista 1 convoca-nos para uma área de Lisboa, a Ribeira Ocidental, que nesta época se caracterizava por ser um centro nevrálgico das actividades marítimas e comerciais relacionadas com a presença portuguesa no Brasil, temática a que se procurará dar contributo.
Translated title of the contributionBoa Vista 1: : archaeological study of a ship in Lisbon waterfront (17th and 18th centiruies)
LanguagePortuguese
QualificationDoctor of Philosophy
Awarding Institution
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
Supervisors/Advisors
  • Teixeira, André, Supervisor
  • Bettencourt, José, Supervisor
  • Hammelink, Marcel Pujol, Supervisor, External person
Award date3 Dec 2021
Publication statusIn preparation - 2012

Keywords

  • Shipbuilding
  • Construção Naval
  • Arqueologia Moderna
  • Arqueologia Urbana
  • Arqueologia marítima

Cite this

@phdthesis{0ada5bf2983e4c06a94a09f259346cc6,
title = "Boa Vista 1:: estudo arqueol{\'o}gico de um navio na Lisboa Ribeirinha (s{\'e}culos XVII-XVIII).",
abstract = "Este projecto consiste no estudo dos vest{\'i}gios arqueol{\'o}gicos de um navio encontrado em Lisboa, na zona de Santos, em 2012-2013, tendo este sido datado, com base nos materiais arqueol{\'o}gicos, dos s{\'e}culos XVII e XVIII. A principal problem{\'a}tica centra-se na arqueologia n{\'a}utica e na constru{\cc}{\~a}o naval desta {\'e}poca, mormente no estudo das “assinaturas arquitecturais” que permitir{\~a}o inscrever este achado numa tradi{\cc}{\~a}o construtiva naval. Se os navios ib{\'e}ricos dos s{\'e}culos XV e XVI s{\~a}o relativamente bem conhecidos, poucos estudos existem para os s{\'e}culos seguintes, constituindo estas evid{\^e}ncias arqueol{\'o}gicas um caso singular. Importa esclarecer igualmente a {\'a}rea e caracter{\'i}sticas de opera{\cc}{\~a}o desta embarca{\cc}{\~a}o, que se relacionar{\'a} com o espa{\cc}o atl{\^a}ntico. Boa Vista 1 convoca-nos para uma {\'a}rea de Lisboa, a Ribeira Ocidental, que nesta {\'e}poca se caracterizava por ser um centro nevr{\'a}lgico das actividades mar{\'i}timas e comerciais relacionadas com a presen{\cc}a portuguesa no Brasil, tem{\'a}tica a que se procurar{\'a} dar contributo.",
keywords = "Shipbuilding, Constru{\cc}{\~a}o Naval, Arqueologia Moderna, Arqueologia Urbana, Arqueologia mar{\'i}tima",
author = "Lopes, {Gon{\cc}alo Correia}",
year = "2012",
language = "Portuguese",
school = "Faculdade de Ci{\^e}ncias Sociais e Humanas (FCSH)",

}

Lopes, GC 2012, 'Boa Vista 1: estudo arqueológico de um navio na Lisboa Ribeirinha (séculos XVII-XVIII).', Doctor of Philosophy, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH).

TY - THES

T1 - Boa Vista 1:

T2 - estudo arqueológico de um navio na Lisboa Ribeirinha (séculos XVII-XVIII).

AU - Lopes, Gonçalo Correia

PY - 2012

Y1 - 2012

N2 - Este projecto consiste no estudo dos vestígios arqueológicos de um navio encontrado em Lisboa, na zona de Santos, em 2012-2013, tendo este sido datado, com base nos materiais arqueológicos, dos séculos XVII e XVIII. A principal problemática centra-se na arqueologia náutica e na construção naval desta época, mormente no estudo das “assinaturas arquitecturais” que permitirão inscrever este achado numa tradição construtiva naval. Se os navios ibéricos dos séculos XV e XVI são relativamente bem conhecidos, poucos estudos existem para os séculos seguintes, constituindo estas evidências arqueológicas um caso singular. Importa esclarecer igualmente a área e características de operação desta embarcação, que se relacionará com o espaço atlântico. Boa Vista 1 convoca-nos para uma área de Lisboa, a Ribeira Ocidental, que nesta época se caracterizava por ser um centro nevrálgico das actividades marítimas e comerciais relacionadas com a presença portuguesa no Brasil, temática a que se procurará dar contributo.

AB - Este projecto consiste no estudo dos vestígios arqueológicos de um navio encontrado em Lisboa, na zona de Santos, em 2012-2013, tendo este sido datado, com base nos materiais arqueológicos, dos séculos XVII e XVIII. A principal problemática centra-se na arqueologia náutica e na construção naval desta época, mormente no estudo das “assinaturas arquitecturais” que permitirão inscrever este achado numa tradição construtiva naval. Se os navios ibéricos dos séculos XV e XVI são relativamente bem conhecidos, poucos estudos existem para os séculos seguintes, constituindo estas evidências arqueológicas um caso singular. Importa esclarecer igualmente a área e características de operação desta embarcação, que se relacionará com o espaço atlântico. Boa Vista 1 convoca-nos para uma área de Lisboa, a Ribeira Ocidental, que nesta época se caracterizava por ser um centro nevrálgico das actividades marítimas e comerciais relacionadas com a presença portuguesa no Brasil, temática a que se procurará dar contributo.

KW - Shipbuilding

KW - Construção Naval

KW - Arqueologia Moderna

KW - Arqueologia Urbana

KW - Arqueologia marítima

M3 - Doctoral Thesis

ER -