Big data in health and open science: a contribution to the management of knowledge in Covid-19

Jorge Magalhães, Zulmira Hartz, Luc Quoniam, Gabriela De Paula Pereira, Adelaide Maria De Souza Antunes

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

Abstract

Resumo:
Introducão: O século 21 é marcado pela era exponencial de dados disponíveis diariamente na web. Esta era do conhecimento se caracteriza pela necessidade premente de novas tecnologias para gerenciar a quantidade brutal de dados. Na área da saúde não é diferente: informações científicas e tecnológicas precisam ser identificadas, extraídas, tratadas e disponibilizadas as informações essenciais para tomada de decisão. No afã da Pesquisa e desenvolvimento para a saúde, a indústria farmacêutica movimenta mais de US$ 1 trilhão anuais. Entretanto, um novo desafio emerge – o surto de COVID-19. Ele se tornou uma ameaça à saúde pública em todo o mundo. De 31 de dezembro de 2019 a 19 de março de 2020, 146 países foram afetados. As evidências sobre o tratamento da atual pandemia de COVID-19 ainda são limitadas, embora o número de países afetados aumente dia a dia, esforços científicos e tecnológicos em todo o mundo têm sido envidados para conter a pandemia. Este estudo preliminar, teve como objetivo contribuir com um na gestão do conhecimento em tempos de Big Data em saúde com COVID-19; por meio de um panorama das informações científicas e tecnológicas disponíveis até a presente data.
Delineamento: O trabalho foi realizado utilizando análise retrospectiva dos grandes dados de saúde abertos para COVID-19. Resultados: demonstram o grande esforço mundial na área da ciência e tecnologia para o tema em questão. A base Medline apresenta mais de 36.000 artigos disponíveis. Na base European Patent Office há 2.871 família de patentes, sendo 03 patentes disponibilizadas e a empresa farmacêutica Pfizer liderando a pesquisa tecnológica. Conclui-se que a translação do conhecimento vem ocorrendo de maneira urgente, uma vez que, embora, não haja vacina ou medicamento para a cura até o momento, jamais na história houve tanto volume disponível de ciência e tecnologia num espaço tão pequeno de lapso temporal, gerando produção científica e tecnológica para o avanço da ciência.
Original languageEnglish
Number of pages13
JournalRevista Prevenção de Infecção e Saúde
Volume6
DOIs
Publication statusPublished - 2020

Keywords

  • Saúde pública
  • Big data em saúde
  • Gestão do conhecimento
  • COVID-19
  • Coronavírus

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Big data in health and open science: a contribution to the management of knowledge in Covid-19'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this