Between Flesh and Data

Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

expressão “Data Made Flesh”, retirada de Neuromancer, de William Gibson, é
simultaneamente o título de um conhecido artigo de Eugene Thacker e de uma antologia de textos organizada por Robert Mitchell e Phillip Thurtle, e sintetiza bem os discursos (quer implicados quer críticos) em torno duma cultura que se tornou “ciber-” e de um humano que se tornou “pós-”. Com o projeto de investigação “A Ficção e as Raízes da Cibercultura”, foi nossa intenção recuar aos
primórdios da (re)descoberta do prefixo “ciber-”, com a cibernética de Norbert Wiener, procurando encontrar – mas não na teoria, e sim na ficção – as primeiras pistas que levariam em tempos mais recentes à disseminação desses discursos e das práticas (em particular no campo da informática) que simultaneamente os consubstanciam e os legitimam. Com esta comunicação, apresentar-se-á uma
análise a uma amostra parcial dum corpus de cerca de 100 títulos de ficção anteriores a 1970 (no caso, publicados nas décadas de 50 e 60): contos e noveletas que têm em comum a relação entre a informação (num conceito shannoniano e wieneriano) e o indivíduo.
Original languagePortuguese
Pages2579-2591
Number of pages12
Publication statusPublished - 2011
Event7ª Congresso da Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas - os efeitos e os desafios da globalização - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, Porto, Portugal
Duration: 15 Dec 201117 Dec 2011
Conference number: 7

Conference

Conference7ª Congresso da Sopcom
CountryPortugal
CityPorto
Period15/12/1117/12/11

Keywords

  • Cibercultura
  • Ficção Científica
  • Informação

Cite this

Rosa, J. M. M. (2011). Between Flesh and Data: Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura. 2579-2591. Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.
Rosa, Jorge Manuel Martins. / Between Flesh and Data : Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura. Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.12 p.
@conference{e0ac9be8765f41039b7a590331cc0ce4,
title = "Between Flesh and Data: Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura",
abstract = "express{\~a}o “Data Made Flesh”, retirada de Neuromancer, de William Gibson, {\'e}simultaneamente o t{\'i}tulo de um conhecido artigo de Eugene Thacker e de uma antologia de textos organizada por Robert Mitchell e Phillip Thurtle, e sintetiza bem os discursos (quer implicados quer cr{\'i}ticos) em torno duma cultura que se tornou “ciber-” e de um humano que se tornou “p{\'o}s-”. Com o projeto de investiga{\cc}{\~a}o “A Fic{\cc}{\~a}o e as Ra{\'i}zes da Cibercultura”, foi nossa inten{\cc}{\~a}o recuar aosprim{\'o}rdios da (re)descoberta do prefixo “ciber-”, com a cibern{\'e}tica de Norbert Wiener, procurando encontrar – mas n{\~a}o na teoria, e sim na fic{\cc}{\~a}o – as primeiras pistas que levariam em tempos mais recentes {\`a} dissemina{\cc}{\~a}o desses discursos e das pr{\'a}ticas (em particular no campo da inform{\'a}tica) que simultaneamente os consubstanciam e os legitimam. Com esta comunica{\cc}{\~a}o, apresentar-se-{\'a} umaan{\'a}lise a uma amostra parcial dum corpus de cerca de 100 t{\'i}tulos de fic{\cc}{\~a}o anteriores a 1970 (no caso, publicados nas d{\'e}cadas de 50 e 60): contos e noveletas que t{\^e}m em comum a rela{\cc}{\~a}o entre a informa{\cc}{\~a}o (num conceito shannoniano e wieneriano) e o indiv{\'i}duo.",
keywords = "Cibercultura, Fic{\cc}{\~a}o Cient{\'i}fica, Informa{\cc}{\~a}o",
author = "Rosa, {Jorge Manuel Martins}",
year = "2011",
language = "Portuguese",
pages = "2579--2591",
note = "null ; Conference date: 15-12-2011 Through 17-12-2011",

}

Rosa, JMM 2011, 'Between Flesh and Data: Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura' Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal, 15/12/11 - 17/12/11, pp. 2579-2591.

Between Flesh and Data : Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura. / Rosa, Jorge Manuel Martins.

2011. 2579-2591 Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.

Research output: Contribution to conferencePaper

TY - CONF

T1 - Between Flesh and Data

T2 - Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura

AU - Rosa, Jorge Manuel Martins

PY - 2011

Y1 - 2011

N2 - expressão “Data Made Flesh”, retirada de Neuromancer, de William Gibson, ésimultaneamente o título de um conhecido artigo de Eugene Thacker e de uma antologia de textos organizada por Robert Mitchell e Phillip Thurtle, e sintetiza bem os discursos (quer implicados quer críticos) em torno duma cultura que se tornou “ciber-” e de um humano que se tornou “pós-”. Com o projeto de investigação “A Ficção e as Raízes da Cibercultura”, foi nossa intenção recuar aosprimórdios da (re)descoberta do prefixo “ciber-”, com a cibernética de Norbert Wiener, procurando encontrar – mas não na teoria, e sim na ficção – as primeiras pistas que levariam em tempos mais recentes à disseminação desses discursos e das práticas (em particular no campo da informática) que simultaneamente os consubstanciam e os legitimam. Com esta comunicação, apresentar-se-á umaanálise a uma amostra parcial dum corpus de cerca de 100 títulos de ficção anteriores a 1970 (no caso, publicados nas décadas de 50 e 60): contos e noveletas que têm em comum a relação entre a informação (num conceito shannoniano e wieneriano) e o indivíduo.

AB - expressão “Data Made Flesh”, retirada de Neuromancer, de William Gibson, ésimultaneamente o título de um conhecido artigo de Eugene Thacker e de uma antologia de textos organizada por Robert Mitchell e Phillip Thurtle, e sintetiza bem os discursos (quer implicados quer críticos) em torno duma cultura que se tornou “ciber-” e de um humano que se tornou “pós-”. Com o projeto de investigação “A Ficção e as Raízes da Cibercultura”, foi nossa intenção recuar aosprimórdios da (re)descoberta do prefixo “ciber-”, com a cibernética de Norbert Wiener, procurando encontrar – mas não na teoria, e sim na ficção – as primeiras pistas que levariam em tempos mais recentes à disseminação desses discursos e das práticas (em particular no campo da informática) que simultaneamente os consubstanciam e os legitimam. Com esta comunicação, apresentar-se-á umaanálise a uma amostra parcial dum corpus de cerca de 100 títulos de ficção anteriores a 1970 (no caso, publicados nas décadas de 50 e 60): contos e noveletas que têm em comum a relação entre a informação (num conceito shannoniano e wieneriano) e o indivíduo.

KW - Cibercultura

KW - Ficção Científica

KW - Informação

M3 - Paper

SP - 2579

EP - 2591

ER -

Rosa JMM. Between Flesh and Data: Em Busca das Origens Ficcionais da Cibercultura. 2011. Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.