Behind the Scenes

the making of video game music and sound

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

Através da montagem de uma série de documentos, registos e outros
exemplos audiovisuais relacionados com o conjunto de processos associados à
composição e produção musicais para videojogos, o breve 'documentário' Behind the Scenes: the making of video game music and sound tem como objectivos explorar, discutir e problematizar o modo como compositores/as, produtores/as e outros/as agentes encaram a música e respectivo papel em videojogos. A influência dos videojogos e respectivas bandas sonoras no meio online reflecte-se também na actividade extremamente diversa e incessante por parte de milhares de utilizadores/as que contribuem para a produção, modificação e renegociação musicais desta forma de expressão, o que se traduz em factores determinantes no modo como a relação entre
jogador/a, fã e estúdios é cada vez mais difusa, porosa e mutável.
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 28 Jun 2017
EventII WORKSHOP DO CYSMUS - Faculdade de Ciências Sociais e , Lisbon, Portugal
Duration: 28 Jul 2017 → …

Workshop

WorkshopII WORKSHOP DO CYSMUS
CountryPortugal
CityLisbon
Period28/07/17 → …

Keywords

  • Música para videojogos
  • cultura participativa
  • significado musical
  • tecnologia e internet

Cite this

Freitas, J. (2017). Behind the Scenes: the making of video game music and sound. Paper presented at II WORKSHOP DO CYSMUS, Lisbon, Portugal.
Freitas, Joana. / Behind the Scenes : the making of video game music and sound. Paper presented at II WORKSHOP DO CYSMUS, Lisbon, Portugal.
@conference{af669c037e4042a58d1c8498649ba1da,
title = "Behind the Scenes: the making of video game music and sound",
abstract = "Atrav{\'e}s da montagem de uma s{\'e}rie de documentos, registos e outrosexemplos audiovisuais relacionados com o conjunto de processos associados {\`a}composi{\cc}{\~a}o e produ{\cc}{\~a}o musicais para videojogos, o breve 'document{\'a}rio' Behind the Scenes: the making of video game music and sound tem como objectivos explorar, discutir e problematizar o modo como compositores/as, produtores/as e outros/as agentes encaram a m{\'u}sica e respectivo papel em videojogos. A influ{\^e}ncia dos videojogos e respectivas bandas sonoras no meio online reflecte-se tamb{\'e}m na actividade extremamente diversa e incessante por parte de milhares de utilizadores/as que contribuem para a produ{\cc}{\~a}o, modifica{\cc}{\~a}o e renegocia{\cc}{\~a}o musicais desta forma de express{\~a}o, o que se traduz em factores determinantes no modo como a rela{\cc}{\~a}o entrejogador/a, f{\~a} e est{\'u}dios {\'e} cada vez mais difusa, porosa e mut{\'a}vel.",
keywords = "M{\'u}sica para videojogos, cultura participativa, significado musical, tecnologia e internet",
author = "Joana Freitas",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013; null ; Conference date: 28-07-2017",
year = "2017",
month = "6",
day = "28",
language = "Portuguese",

}

Freitas, J 2017, 'Behind the Scenes: the making of video game music and sound' Paper presented at II WORKSHOP DO CYSMUS, Lisbon, Portugal, 28/07/17, .

Behind the Scenes : the making of video game music and sound. / Freitas, Joana.

2017. Paper presented at II WORKSHOP DO CYSMUS, Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferencePaper

TY - CONF

T1 - Behind the Scenes

T2 - the making of video game music and sound

AU - Freitas, Joana

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2017/6/28

Y1 - 2017/6/28

N2 - Através da montagem de uma série de documentos, registos e outrosexemplos audiovisuais relacionados com o conjunto de processos associados àcomposição e produção musicais para videojogos, o breve 'documentário' Behind the Scenes: the making of video game music and sound tem como objectivos explorar, discutir e problematizar o modo como compositores/as, produtores/as e outros/as agentes encaram a música e respectivo papel em videojogos. A influência dos videojogos e respectivas bandas sonoras no meio online reflecte-se também na actividade extremamente diversa e incessante por parte de milhares de utilizadores/as que contribuem para a produção, modificação e renegociação musicais desta forma de expressão, o que se traduz em factores determinantes no modo como a relação entrejogador/a, fã e estúdios é cada vez mais difusa, porosa e mutável.

AB - Através da montagem de uma série de documentos, registos e outrosexemplos audiovisuais relacionados com o conjunto de processos associados àcomposição e produção musicais para videojogos, o breve 'documentário' Behind the Scenes: the making of video game music and sound tem como objectivos explorar, discutir e problematizar o modo como compositores/as, produtores/as e outros/as agentes encaram a música e respectivo papel em videojogos. A influência dos videojogos e respectivas bandas sonoras no meio online reflecte-se também na actividade extremamente diversa e incessante por parte de milhares de utilizadores/as que contribuem para a produção, modificação e renegociação musicais desta forma de expressão, o que se traduz em factores determinantes no modo como a relação entrejogador/a, fã e estúdios é cada vez mais difusa, porosa e mutável.

KW - Música para videojogos

KW - cultura participativa

KW - significado musical

KW - tecnologia e internet

M3 - Paper

ER -

Freitas J. Behind the Scenes: the making of video game music and sound. 2017. Paper presented at II WORKSHOP DO CYSMUS, Lisbon, Portugal.