Beethoven 1927: Discursos sobre o compositor na imprensa periódica portuguesa

Research output: Contribution to conferenceAbstract

4 Downloads (Pure)

Abstract

Em 1927, diversos países da Europa e América do Norte assinalaram o primeiro centenário da morte de Ludwig van Beethoven. Em Portugal, a data foi lembrada em vários concertos, entre Fevereiro e Março, que destacavam a obra do compositor. A série da integral das Sonatas para piano, por José Viana da Mota (cuja recepção já abordei anteriormente), um recital dedicado às Sonatas para piano e violino, dois concertos sinfónicos e a estreia (parcial) da Missa Solene, esta em Maio, constituíram marcos nas celebrações da obra e da memória de Beethoven no país.
Estes concertos tiveram alguma repercussão na imprensa periódica coeva, que os anunciavam repetidamente e, após a sua realização, comentavam. Porém, a presença do nome de Beethoven em periódicos portugueses nesta data, particularmente nos dias em torno do 26 de Março, ultrapassou a sua referência nos programas de concertos ou em críticas de música. Tanto jornais diários (Diário de Notícias, Diário de Lisboa, O Século), como revistas (Ilustração, Eco Musical, Lyra) publicaram notícias sobre as celebrações na Europa, assim como excertos de conferências proferidas nos concertos em Lisboa e artigos de carácter biográfico, que exploravam aspectos da vida e obra de Beethoven. A imprensa periódica, e os redactores das secções de música, juntavam-se desta forma às comemorações do centenário, contribuindo para a popularização da figura de Beethoven.
Nesta comunicação irei analisar a presença de Beethoven na imprensa periódica portuguesa de 1927, a partir de algumas críticas a concertos realizados no âmbito do centenário e outros textos jornalísticos sobre o compositor. Pretendo observar como é que Beethoven era representado, que episódios biográficos e traços de personalidade foram destacados e como é que as suas obras foram recebidas.
Original languagePortuguese
Pages8-9
Number of pages2
Publication statusPublished - 2019
EventVII MUSPRES - Beethoven en la prensa periódica: recepción, percepciones y usos discursivos de su figura y su música (sigllos XIX-XXI) - Universidad de La Rioja, Logroño, Spain
Duration: 23 May 201924 May 2019

Conference

ConferenceVII MUSPRES - Beethoven en la prensa periódica: recepción, percepciones y usos discursivos de su figura y su música (sigllos XIX-XXI)
CountrySpain
CityLogroño
Period23/05/1924/05/19

Keywords

  • Music criticism
  • Music reception
  • Beethoven

Cite this

Calado, M. (2019). Beethoven 1927: Discursos sobre o compositor na imprensa periódica portuguesa. 8-9. Abstract from VII MUSPRES - Beethoven en la prensa periódica: recepción, percepciones y usos discursivos de su figura y su música (sigllos XIX-XXI), Logroño, Spain.