"Bahia de Todos os Santos e de quase todos os pecados": o luso tropicalismo e a história comparative no espaço luso-americano (1640-1750)

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

18 Downloads (Pure)

Abstract

No que diz respeito à História Eclesiástica e Religiosa na Época Moderna, os comportamentos luxuriosos da sociedade e, particularmente, os do clero, nem sempre foram estudados através de fontes históricas e usando o método comparativo. Talvez por isso se tenha verificado, até hoje, a latência de modelos concetuais antigos, de natureza sociológica e antropológica, no campo historiográfico da História, que tendem a ver na colónia brasileira certos traços específicos sem os testar pela via contrastiva. Um deles, talvez o maior, é o luso-tropicalismo, que será revisto com este estudo através de fontes judiciais originais e de um enfoque comparativo incidente sobre a luxúria clerical nas duas margens do Atlântico Português.
Original languagePortuguese
Title of host publicationSalvador da Bahia:
Subtitle of host publicationinterações entre América e África (séculos XVI-XIX)
Place of PublicationSalvador da Bahia
PublisherEditora da Universidade Federal da Bahia; CHAM
Pages223-250
Number of pages28
ISBN (Print)978-85-232-1630-6, 978-989-8492-53-1
Publication statusPublished - 2017

Publication series

NameColeção Atlântica
PublisherEDUFBA / CHAM
Volume2

Keywords

  • Bahia colonial
  • luso-tropicalismo
  • método comparativo
  • luxúria clerical
  • Inquisição
  • Juízo Eclesiástico

Cite this

Gouveia, J. (2017). "Bahia de Todos os Santos e de quase todos os pecados": o luso tropicalismo e a história comparative no espaço luso-americano (1640-1750). In Salvador da Bahia: interações entre América e África (séculos XVI-XIX) (pp. 223-250). (Coleção Atlântica; Vol. 2). Salvador da Bahia: Editora da Universidade Federal da Bahia; CHAM.