Avenida Almirante Reis: diagnóstico urbano

Research output: Contribution to journalArticle

124 Downloads (Pure)

Abstract

As cidades são espaços por excelência de transformação e de inovação social e espacial. Nas últimas décadas, em resultado da existência de dinâmicas sociais e económicas endógenas e exógenas, a cidade de Lisboa apresenta alterações importantes na sua organização, nomeadamente ao nível da relação entre população, comércio, habitação e serviços.
Neste contexto, o projeto de investigação Atlas da Almirante Reis estuda os processos de transformação naquela que é uma das avenidas mais extensas de Lisboa, onde se pode observar, numa estrutura urbana linear, a ocupação da cidade no último século, em termos arquitetónicos, históricos e socioeconómicos.
Com base em pesquisa histórica e geográfica e em levantamentos de terreno, propõe-se apresentar os primeiros resultados deste projeto, contribuindo para a caracterização da recente dinâmica espacial de Lisboa, nomeadamente no que diz respeito às alterações na estrutura demográfica e económica e à sua relação com as transformações na arquitetura da cidade.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)1-18
Number of pages18
JournalEstudo Prévio
Volume11
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Avenida Almirante Reis
  • Rua da Palma
  • Lisboa
  • Diagnóstico urbano
  • Sistemas de Informação Geográfica

Cite this