Avaliação dos resultados de resistência à compressão de betão pronto produzido em centrais portuguesas

João Nuno Pacheco, Jorge de Brito, Carlos Chastre, Luís Evangelista

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

Este artigo avalia se, para especificações de betão correntes, a resistência à compressão de betão pronto é significativamente dependente da central que o produziu, bem como se a variabilidade entre amassaduras de uma determinada composição é dependente da classe de resistência especificada. É apresentado um parâmetro probabilístico que converte a resistência à compressão característica especificada para a resistência à compressão expectável em provetes de betão cúbicos em condições padronizadas.
É feita uma análise estatística e probabilística dos resultados de ensaios de resistência à compressão aos 28 dias de betão pronto produzido em três centrais de betão portuguesas durante o ano de 2017. Após a avaliação da representatividade da base de dados analisada, é feito um estudo comparativo dos parâmetros estatísticos dos dados de produção das diferentes centrais e é avaliada a influência da classe de resistência à compressão do betão nestes parâmetros. Define-se e analisa-se um parâmetro probabilístico que converte a resistência à compressão especificada para a resistência potencial de betão, para cubos de 150 mm. Este parâmetro contribui para uma futura proposta de um modelo probabilístico, a ser utilizado em análises de fiabilidade, que converte a resistência à compressão especificada para a resistência à compressão de elementos de betão em obra.
Quer a análise estatística dos ensaios de resistência à compressão, quer o parâmetro de conversão são comparados com os resultados de investigações internacionais na área, aferindo-se se a qualidade da produção de betão pronto nacional é semelhante à de outras regiões.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do Encontro Nacional Betão Estrutural 2018 (BE 2018)
Number of pages10
Publication statusPublished - 2018
EventEncontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL (BE 2018) - LNEC, Lisbon, Portugal
Duration: 7 Nov 20189 Nov 2018

Conference

ConferenceEncontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL (BE 2018)
CountryPortugal
CityLisbon
Period7/11/189/11/18

Keywords

  • Betão Pronto
  • análise probabilística
  • controlo de qualidade;
  • fiabilidade

Cite this