Atores da educação musical: Etnografia nos programas socioculturais El Sistema, Neojiba, Orquestra Geração

Research output: Book/ReportBookpeer-review

45 Downloads (Pure)

Abstract

Este é um livro não apenas para investigadores, mas para profissionais que trabalhem ou se interessem pela intervenção social com jovens e crianças, quaisquer que sejam as suas linguagens e ferramentas artísticas. (...) Sarrouy presenteia-nos, assim, com um excelente contributo para a investigação e a intervenção na área da educação cultural e artística em territórios urbanos objeto de ‘desqualificação social’.” Lígia Ferro.

Este livro resulta de vários anos de investigação etnográfica, tendo como temas transversais a música, os territórios, as populações, o encontro entre culturas e as suas interações sociais. Incide sobre três núcleos inspirados no programa de educação musical El Sistema situados na Venezuela, no Brasil e em Portugal.
A corrente pragmatista e as metodologias que derivam da Escola de Chicago servem de pilares estruturais para este trabalho. Inserindo cada núcleo no seu contexto cultural, no tempo e no espaço, o autor propõe-se identificar as dinâmicas interacionistas entre os atores de educação musical e evidenciar a complexa subtileza do ensino e da aprendizagem da música sinfónica em ambientes socioeconomicamente desfavorecidos.
Original languagePortuguese
Place of PublicationVila Nova de Famalicão / Lisboa
PublisherEdições Húmus / CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa
Number of pages355
ISBN (Print)978-989-755-770-5
DOIs
Publication statusPublished - 2022

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Atores da educação musical: Etnografia nos programas socioculturais El Sistema, Neojiba, Orquestra Geração'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this