Atlas da Educação: Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso: Edição de 2017

Research output: Book/ReportBook

10 Downloads (Pure)

Abstract

A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social mantém uma parceria com o centro de investigação CICS.NOVA desde 2012, tendo em vista a realização de estudos sobre o insucesso escolar em Portugal.
Em 2014, foi publicado o estudo “Atlas da Educação – Desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho”, que permitiu, pela primeira vez, mapear o país e estabelecer uma base quantitativa de comparação do sucesso/
insucesso escolar por concelho.
Em 2015, a mesma parceria permitiu lançar o estudo “Atlas da Educação - Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso. Atualização de 2015”, tendo por objectivo detalhar o mapeamento anterior, feito por concelho, até ao nível de agrupamento de escola e aprofundar o entendimento sobre os factores que, numa mesma região, explicam os distintos desempenhos das escolas.
Com o financiamento deste novo estudo, o “Atlas 2”, a EPIS quis disponibilizar um instrumento de trabalho «mais potente» ou, se quisermos, «de malha mais fina», cujo detalhe e mapeamento do país feito por agrupamento de escola permitisse uma leitura mais transparente e mais «accountable» das grandes conclusões que, em grande medida, já vinham a ser descortinadas desde o primeiro estudo.
À semelhança do anterior, o Atlas da Educação 2017 tem como destinatários todos os profissionais e não profissionais ligados à Educação: equipas dos gabinetes governamentais, deputados, equipas das direções gerais e regionais do Ministério da Educação, autarcas e técnicos de autarquias, diretores de escolas, professores, pais e encarregados de educação, e cidadãos informados.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherProjecto Rede de Escolas de Excelência (ESCXEL) - CICS.NOVA
Number of pages131
Volume9
ISBN (Print)978-989-97702-8-7
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Educação
  • Profissionais

Cite this