Atlas Almirante Reis: Primeiras Notas

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

72 Downloads (Pure)

Abstract

As cidades são espaços por excelência de transformação e de inovação social e espacial. Nas últimas décadas, em resultado da existência de dinâmicas sociais e económicas endógenas e exógenas, a cidade de Lisboa apresenta alterações importantes na sua organização, nomeadamente ao nível da relação entre população, comércio, habitação e serviços.
Neste contexto, o projecto de investigação Atlas da Almirante Reis estuda os processos de transformação naquela que é uma das avenidas mais extensas de Lisboa, onde se pode observar, numa estrutura urbana linear, a ocupação da cidade no último século, em termos arquitetónicos, históricos e e socieconómicos.
Com base em pesquisa histórica e geográfica e em levantamentos de terreno, propõe-se apresentar os primeiros resultados deste projecto, contribuindo para a caracterização da recente dinâmica espacial de Lisboa, nomeadamente no que diz respeito às alterações na estrutura demográfica e económica e à sua relação com a transformações na arquitetura da cidade.
Original languagePortuguese
Title of host publicationProceedings of the International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences (CIEO)
EditorsSaul Neves Jesus, Patrícia Pinto
Place of PublicationFaro
PublisherUniversidade do Algarve
Pages402-408
Number of pages6
ISBN (Print)978-989-8472-82-3
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Cidade
  • Análise Espacial
  • SIG-Sistemas de Informação Geográfica
  • Lisboa

Cite this