Avaliação das Aprendizagens de Inglês no 1º CEB: Um Estudo em Portugal Continental

Translated title of the contribution: Assessment in primary English education: A study in continental Portugal

Maria Alfredo Moreira, Sandie Mourão, Carolyn Leslie, Estela Monteiro

Research output: Book/ReportOther report

4 Downloads (Pure)

Abstract

Este relatório descreve os resultados de um estudo exploratório, de âmbito nacional, que investigou as práticas de avaliação no Ensino Primário de Inglês em Portugal. O estudo, organizado através do CETAPS, Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o CIEd da Universidade do Minho, decorreu entre outubro de 2017 e dezembro de 2019. Recorreu a um método misto, recolhendo informação de caráter quantitativo sobre as diretrizes dos agrupamentos em termos da avaliação e dados qualitativos relativos às perceções dos professores em torno das suas práticas. Foi utilizada uma grelha constituída por descritores para analisar documentos referentes ao processo de avaliação nos diferentes agrupamentos de escolas, e um inquérito online e entrevistas semiestruturadas para recolher dados sobre as perceções dos professore em torno das suas práticas de avaliação em sala de aula.

Os resultados indicam que, em Portugal continental, as crianças que aprendem Inglês em escolas públicas do 1.º CEB são avaliadas, prioritariamente, nas competências de compreensão e produção escritas, o que não corresponde às recomendações nacionais, nem tão pouco às recomendações identificadas na literatura. Evidencia-se um foco excessivo em testes escritos e uma escassez de participação das crianças nos processos de avaliação. Isto deve-se a uma variedade de fatores, que incluem as culturas tradicionais de avaliação enraizadas no sistema educativo em todos os níveis de ensino; pressão parental para incluir testes; difíceis condições de trabalho no elevado número de turmas e alunos; isolamento profissional; precariedade e baixo estatuto profissional. Acresce ainda que a ausência de um programa curricular e de diretrizes nacionais para avaliar a disciplina de Inglês no 1.º Ciclo parece agravar os problemas descritos no relatório. Apontam-se seis recomendações para ultrapassar, pelo menos parcialmente, os constrangimentos identificados.

Translated title of the contributionAssessment in primary English education: A study in continental Portugal
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherUniversidade Nova de Lisboa
Number of pages75
ISBN (Electronic)978-972-99724-7-8
Publication statusPublished - 18 Oct 2021

Fingerprint

Dive into the research topics of 'Assessment in primary English education: A study in continental Portugal'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this