Aspetos do condicional no Livro dos Oficios: que valores traduz um tempo inexistente em Latim?

Translated title of the contribution: Aspects of the conditional in the Livro dos Oficios: what values does a nonexistent tense in Latin convey?

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

Sabe-se que o condicional não existe em Latim, que marca de outro modo os valores que este paradigma pode veicular. Assim sendo, o seu uso na Idade Média marca uma inovação românica. Tendo isto em conta, pretende-se neste estudo comparar as ocorrências de condicional no Livro dos Oficios e as formas e construções traduzidas da obra latina De officiis de Cícero, de forma a averiguar se os valores que o condicional traduz são idênticos aos que este paradigma assume hoje (como o valor temporal, a expressão da condição e valores modais relacionados com a expressão da possibilidade, dúvida, etc.).
Translated title of the contributionAspects of the conditional in the Livro dos Oficios: what values does a nonexistent tense in Latin convey?
Original languagePortuguese
Pages (from-to)151-172
Number of pages21
JournalÁgora - Estudos Clássicos em Debate
Volume22
Issue number1
DOIs
Publication statusPublished - 2020

Keywords

  • Futuro do passado
  • Condicional
  • Modalidade
  • Gramaticalização
  • Livro dos Oficios

Fingerprint Dive into the research topics of 'Aspects of the conditional in the Livro dos Oficios: what values does a nonexistent tense in Latin convey?'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this