As Humanidades Digitais como uma Comunidade de Práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português

Research output: Contribution to journalArticle

3 Citations (Scopus)
135 Downloads (Pure)

Abstract

A designação Humanidades Digitais entrou no léxico académico e não só, a partir de 2004, como expressão que resume um mundo de práticas de investigação e ensino onde a utilização das tecnologias digitais constituem o cimento que agrega várias disciplinas. Desde essa data, um pouco por todo o lado, mas com uma expressão mais institucional no mundo anglo-saxónico, foram nascendo cursos, workshops, licenciaturas, mestrados e doutoramentos, laboratórios e centros de investigação, associações e redes com o intuito de fomentar a ligação entre tecnologia digital e humanidades. O desenvolvimento da web 2.0 veio facilitar este movimento e ao mesmo tempo ajudar a que o mesmo saísse aos poucos do meio anglo-saxónico onde tinha nascido, para agora se instalar um pouco por toda a Europa, pela América do Sul ou pela Ásia. Obviamente, o mundo de língua portuguesa não foi excepção e alguns passos têm sido dados no sentido de afirmar o que alguns consideram ser uma nova área disciplinar em Portugal e no Brasil. Mas serão as Humanidades Digitais algo de novo ou apenas uma expressão de sucesso para finalmente dar corpo a uma prática seguida na comunidade académica há várias décadas? E será que a noção de comunidade de práticas não poderá ajudar a consolidar as Humanidades Digitais nos meios académicos onde, apesar de tudo, tem tido alguma dificuldade em se formalizar ou institucionalizar, como é o caso em Portugal? Partindo de um olhar geral sobre o que têm sido as Humanidades Digitais nos últimos anos e do que representam no meio académico português ou de língua portuguesa, procuraremos dar algumas pistas de reflexão sobre a importância desse sentido de “comunidade”.
Original languageEnglish
Pages (from-to)91-103
Number of pages13
JournalLer História
Issue number69
DOIs
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Humanidades Digitais
  • comunidade de práticas
  • academia
  • Portugal

Fingerprint Dive into the research topics of 'As Humanidades Digitais como uma Comunidade de Práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this