As Advertencias de Valério Martins de Oliveira ou o manual dos mestres pedreiros e carpinteiros portugueses no período moderno

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Em meados do século XVIII, Valério Martins de Oliveira publicou um pequeno livro intitulado "Advertencias aos Modernos, que aprendem o Officio de Pedreiro e Carpinteiro". Do autor sabe-se que foi um mestre pedreiro que exerceu a sua atividade profissional em Lisboa. Se tal facto se acha referido pelo próprio no frontispício da sua obra escrita, outros aspetos da sua vida encontravam-se por esclarecer. A obra longe de ser desconhecida pela historiografia portuguesa, sendo, aliás, referência bibliográfica obrigatória nos estudos sobre arquitetura barroca portuguesa, por ser o único livro português dedicado ao género literário da corporação dos ofícios da construção do período moderno, não tinha ainda sido objeto de estudo crítico. Neste estudo procura-se dar a conhecer o autor e a obra escrita, contribuindo, ainda, para o conhecimento da cultura dos mestres construtores portugueses no século XVIII e inícios do século XIX.
Original languagePortuguese
Title of host publicationHistória da Construção em Portugal
Subtitle of host publicationConsolidação de uma Disciplina
EditorsJoão Mascarenhas Mateus
Place of PublicationLisboa
PublisherBy the Book
Pages77-101
Number of pages25
ISBN (Print)978-989-8614-66-7
Publication statusPublished - 2018

Cite this

Pinto, S. M. G. (2018). As Advertencias de Valério Martins de Oliveira ou o manual dos mestres pedreiros e carpinteiros portugueses no período moderno. In J. M. Mateus (Ed.), História da Construção em Portugal: Consolidação de uma Disciplina (pp. 77-101). Lisboa: By the Book.