Arte Urbana e Espaços Expectantes

Intervenções clandestinas e projectos comissionados nos terrenos da antiga Lisnave (Almada, Portugal)

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

A relação entre arte urbana, nas suas diferentes expressões, do graffiti à street art, com a ruína e as edificações em situação de abandono é tão antiga como a sua prática. Com este ensaio visual pretendo partir de um contexto muito específico — o dos terrenos da antiga Lisnave em Almada (Portugal) — para ilustrar a coexistência de diferentes formas de criatividade, diferentes práticas e diferentes significados subjacentes à arte urbana, enquanto mundo social em crescente complexificação.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)41-60
Number of pages19
JournalFotocronografias
Issue number4
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • arte urbana
  • street art
  • graffiti
  • edificado em abandono
  • ruína
  • legal - ilegal

Cite this

@article{fb7e8cb2740941578439dc66054a264e,
title = "Arte Urbana e Espa{\cc}os Expectantes: Interven{\cc}{\~o}es clandestinas e projectos comissionados nos terrenos da antiga Lisnave (Almada, Portugal)",
abstract = "A rela{\cc}{\~a}o entre arte urbana, nas suas diferentes express{\~o}es, do graffiti {\`a} street art, com a ru{\'i}na e as edifica{\cc}{\~o}es em situa{\cc}{\~a}o de abandono {\'e} t{\~a}o antiga como a sua pr{\'a}tica. Com este ensaio visual pretendo partir de um contexto muito espec{\'i}fico — o dos terrenos da antiga Lisnave em Almada (Portugal) — para ilustrar a coexist{\^e}ncia de diferentes formas de criatividade, diferentes pr{\'a}ticas e diferentes significados subjacentes {\`a} arte urbana, enquanto mundo social em crescente complexifica{\cc}{\~a}o.",
keywords = "arte urbana, street art, graffiti, edificado em abandono, ru{\'i}na, legal - ilegal",
author = "Sequeira, {{\'A}gata Dourado}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147304/PT# UID/SOC/04647/2013; IF/01592/2015",
year = "2018",
language = "Portuguese",
pages = "41--60",
journal = "Fotocronografias",
issn = "2595-3559",
number = "4",

}

TY - JOUR

T1 - Arte Urbana e Espaços Expectantes

T2 - Intervenções clandestinas e projectos comissionados nos terrenos da antiga Lisnave (Almada, Portugal)

AU - Sequeira, Ágata Dourado

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147304/PT# UID/SOC/04647/2013; IF/01592/2015

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - A relação entre arte urbana, nas suas diferentes expressões, do graffiti à street art, com a ruína e as edificações em situação de abandono é tão antiga como a sua prática. Com este ensaio visual pretendo partir de um contexto muito específico — o dos terrenos da antiga Lisnave em Almada (Portugal) — para ilustrar a coexistência de diferentes formas de criatividade, diferentes práticas e diferentes significados subjacentes à arte urbana, enquanto mundo social em crescente complexificação.

AB - A relação entre arte urbana, nas suas diferentes expressões, do graffiti à street art, com a ruína e as edificações em situação de abandono é tão antiga como a sua prática. Com este ensaio visual pretendo partir de um contexto muito específico — o dos terrenos da antiga Lisnave em Almada (Portugal) — para ilustrar a coexistência de diferentes formas de criatividade, diferentes práticas e diferentes significados subjacentes à arte urbana, enquanto mundo social em crescente complexificação.

KW - arte urbana

KW - street art

KW - graffiti

KW - edificado em abandono

KW - ruína

KW - legal - ilegal

M3 - Article

SP - 41

EP - 60

JO - Fotocronografias

JF - Fotocronografias

SN - 2595-3559

IS - 4

ER -