Abstract

Nesta comunicação começaremos por identificar uma “tempestade” de questões: algumas guiaram já a nossa actuação, outras surgiram da reflexão provocada pela leitura do “concept note” da presente Conferência. Em resposta a algumas das questões identificadas, apresentamos três ideias orientadoras que acreditamos poderem ajudar a renovar o nosso pensamento sobre a escola e a educação. A primeira ideia assinala a predisposição musical e artística do ser humano e centra-se na importância da qualidade da educação desde os primeiros tempos de vida. A segunda ideia centra-se na necessidade da escola e da sociedade contemplarem uma visão sobre a educação que, mais que tudo, forme seres humanos solidários. Consigo próprios, com os outros e com o planeta. A terceira ideia aborda o tema da formação de professores e educadores em geral, reivindicando a necessidade de se ir além da formação, através de processos de vivência imersiva capazes de TransFormar.As três ideias assentam numa visão holística sobre arte e educação - fazem parte do que temos vindo a designar como “criação de constelações artístico-educativas” - e estão na origem de contributos já gerados no âmbito da nossa actividade académica e no âmbito do trabalho da Companhia de Música Teatral (em particular em projectos como Opus Tutti e GermInArte). Ilustraremos, assim, como é possível passar das ideias para a acção. Em suma, partilharemos ideias orientadoras para renovar o pensamento sobre a educação e a escola, demonstrando possibilidades de concretização através de modelos de trabalho que foram já testados no terreno. Será possível levar estes modelos e respectivos processos de trabalho mais longe, alargá-los a mais pessoas, mais lugares ? Como podem “contaminar” a “escola”?
Original languagePortuguese
Publication statusPublished - 23 Oct 2017
EventConferência Internacional de Educação: Inovação Na Escola e Pela Escola - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisbon, Portugal
Duration: 23 Oct 201723 Oct 2017
https://gulbenkian.pt/evento/inovacao-na-escola-e-pela-escola/

Conference

ConferenceConferência Internacional de Educação
CountryPortugal
CityLisbon
Period23/10/1723/10/17
Internet address

Keywords

  • constelações artístico-educativas
  • formação imersiva
  • Opus Tutti
  • arte para a infância
  • GermInArte

Cite this

Rodrigues, H., & Silva, P. M. F. R. D. (2017). Arte: singularidade e pluralidade na educação. Paper presented at Conferência Internacional de Educação, Lisbon, Portugal.
Rodrigues, Helena ; Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da. / Arte : singularidade e pluralidade na educação. Paper presented at Conferência Internacional de Educação, Lisbon, Portugal.
@conference{fbea24fe74ec41cbb7e3f2f0b58fb422,
title = "Arte: singularidade e pluralidade na educa{\cc}{\~a}o",
abstract = "Nesta comunica{\cc}{\~a}o come{\cc}aremos por identificar uma “tempestade” de quest{\~o}es: algumas guiaram j{\'a} a nossa actua{\cc}{\~a}o, outras surgiram da reflex{\~a}o provocada pela leitura do “concept note” da presente Confer{\^e}ncia. Em resposta a algumas das quest{\~o}es identificadas, apresentamos tr{\^e}s ideias orientadoras que acreditamos poderem ajudar a renovar o nosso pensamento sobre a escola e a educa{\cc}{\~a}o. A primeira ideia assinala a predisposi{\cc}{\~a}o musical e art{\'i}stica do ser humano e centra-se na import{\^a}ncia da qualidade da educa{\cc}{\~a}o desde os primeiros tempos de vida. A segunda ideia centra-se na necessidade da escola e da sociedade contemplarem uma vis{\~a}o sobre a educa{\cc}{\~a}o que, mais que tudo, forme seres humanos solid{\'a}rios. Consigo pr{\'o}prios, com os outros e com o planeta. A terceira ideia aborda o tema da forma{\cc}{\~a}o de professores e educadores em geral, reivindicando a necessidade de se ir al{\'e}m da forma{\cc}{\~a}o, atrav{\'e}s de processos de viv{\^e}ncia imersiva capazes de TransFormar.As tr{\^e}s ideias assentam numa vis{\~a}o hol{\'i}stica sobre arte e educa{\cc}{\~a}o - fazem parte do que temos vindo a designar como “cria{\cc}{\~a}o de constela{\cc}{\~o}es art{\'i}stico-educativas” - e est{\~a}o na origem de contributos j{\'a} gerados no {\^a}mbito da nossa actividade acad{\'e}mica e no {\^a}mbito do trabalho da Companhia de M{\'u}sica Teatral (em particular em projectos como Opus Tutti e GermInArte). Ilustraremos, assim, como {\'e} poss{\'i}vel passar das ideias para a ac{\cc}{\~a}o. Em suma, partilharemos ideias orientadoras para renovar o pensamento sobre a educa{\cc}{\~a}o e a escola, demonstrando possibilidades de concretiza{\cc}{\~a}o atrav{\'e}s de modelos de trabalho que foram j{\'a} testados no terreno. Ser{\'a} poss{\'i}vel levar estes modelos e respectivos processos de trabalho mais longe, alarg{\'a}-los a mais pessoas, mais lugares ? Como podem “contaminar” a “escola”?",
keywords = "constela{\cc}{\~o}es art{\'i}stico-educativas, forma{\cc}{\~a}o imersiva, Opus Tutti, arte para a inf{\^a}ncia, GermInArte",
author = "Helena Rodrigues and Silva, {Paulo Maria Ferreira Rodrigues da}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013 ; null ; Conference date: 23-10-2017 Through 23-10-2017",
year = "2017",
month = "10",
day = "23",
language = "Portuguese",
url = "https://gulbenkian.pt/evento/inovacao-na-escola-e-pela-escola/",

}

Rodrigues, H & Silva, PMFRD 2017, 'Arte: singularidade e pluralidade na educação' Paper presented at Conferência Internacional de Educação, Lisbon, Portugal, 23/10/17 - 23/10/17, .

Arte : singularidade e pluralidade na educação. / Rodrigues, Helena ; Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da.

2017. Paper presented at Conferência Internacional de Educação, Lisbon, Portugal.

Research output: Contribution to conferencePaper

TY - CONF

T1 - Arte

T2 - singularidade e pluralidade na educação

AU - Rodrigues, Helena

AU - Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2017/10/23

Y1 - 2017/10/23

N2 - Nesta comunicação começaremos por identificar uma “tempestade” de questões: algumas guiaram já a nossa actuação, outras surgiram da reflexão provocada pela leitura do “concept note” da presente Conferência. Em resposta a algumas das questões identificadas, apresentamos três ideias orientadoras que acreditamos poderem ajudar a renovar o nosso pensamento sobre a escola e a educação. A primeira ideia assinala a predisposição musical e artística do ser humano e centra-se na importância da qualidade da educação desde os primeiros tempos de vida. A segunda ideia centra-se na necessidade da escola e da sociedade contemplarem uma visão sobre a educação que, mais que tudo, forme seres humanos solidários. Consigo próprios, com os outros e com o planeta. A terceira ideia aborda o tema da formação de professores e educadores em geral, reivindicando a necessidade de se ir além da formação, através de processos de vivência imersiva capazes de TransFormar.As três ideias assentam numa visão holística sobre arte e educação - fazem parte do que temos vindo a designar como “criação de constelações artístico-educativas” - e estão na origem de contributos já gerados no âmbito da nossa actividade académica e no âmbito do trabalho da Companhia de Música Teatral (em particular em projectos como Opus Tutti e GermInArte). Ilustraremos, assim, como é possível passar das ideias para a acção. Em suma, partilharemos ideias orientadoras para renovar o pensamento sobre a educação e a escola, demonstrando possibilidades de concretização através de modelos de trabalho que foram já testados no terreno. Será possível levar estes modelos e respectivos processos de trabalho mais longe, alargá-los a mais pessoas, mais lugares ? Como podem “contaminar” a “escola”?

AB - Nesta comunicação começaremos por identificar uma “tempestade” de questões: algumas guiaram já a nossa actuação, outras surgiram da reflexão provocada pela leitura do “concept note” da presente Conferência. Em resposta a algumas das questões identificadas, apresentamos três ideias orientadoras que acreditamos poderem ajudar a renovar o nosso pensamento sobre a escola e a educação. A primeira ideia assinala a predisposição musical e artística do ser humano e centra-se na importância da qualidade da educação desde os primeiros tempos de vida. A segunda ideia centra-se na necessidade da escola e da sociedade contemplarem uma visão sobre a educação que, mais que tudo, forme seres humanos solidários. Consigo próprios, com os outros e com o planeta. A terceira ideia aborda o tema da formação de professores e educadores em geral, reivindicando a necessidade de se ir além da formação, através de processos de vivência imersiva capazes de TransFormar.As três ideias assentam numa visão holística sobre arte e educação - fazem parte do que temos vindo a designar como “criação de constelações artístico-educativas” - e estão na origem de contributos já gerados no âmbito da nossa actividade académica e no âmbito do trabalho da Companhia de Música Teatral (em particular em projectos como Opus Tutti e GermInArte). Ilustraremos, assim, como é possível passar das ideias para a acção. Em suma, partilharemos ideias orientadoras para renovar o pensamento sobre a educação e a escola, demonstrando possibilidades de concretização através de modelos de trabalho que foram já testados no terreno. Será possível levar estes modelos e respectivos processos de trabalho mais longe, alargá-los a mais pessoas, mais lugares ? Como podem “contaminar” a “escola”?

KW - constelações artístico-educativas

KW - formação imersiva

KW - Opus Tutti

KW - arte para a infância

KW - GermInArte

M3 - Paper

ER -

Rodrigues H, Silva PMFRD. Arte: singularidade e pluralidade na educação. 2017. Paper presented at Conferência Internacional de Educação, Lisbon, Portugal.