Argumentaçao jurídica e estratégias retóricas

Uma análise pluridisciplinar de decisões judiciais

Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto, Maria das Graças Soares Rodrigues, Giovanni Damele

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

Este artigo fundamenta-se em perspectivas teóricas que evidenciam a influência de contextos sociais e históricos para a análise dos textos (Bronckart, 1999; Adam, 2017; Charaudeau, 2017) e em abordagens que enfatizam a importância dos aspectos retóricos para o estudo dos textos jurídicos (Pinto, 2010; Damele, 2013), visando a analisar de que forma a argumentação e algumas estratégias a ela associadas são construídas em alguns gêneros textos jurídicos. É a partir das escolhas linguísticas perpetradas pelos profissionais da área; bem como de aspectos formais e normativos que será construída, por um lado, a argumentação de caráter ‘mais racional’ relacionada ao logos; por outro, a de caráter mais retórico, associada ao ethos,e ao pathos. De forma a provar essa hipótese, foi selecionado um exemplar de uma sentença condenatória de um Tribunal de 1a Instância do Rio Grande do Norte, Brasil. Resultados preliminares apontam que a argumentação nos documentos jurídicos pode ter um caráter retórico, mas este é variável em função de constrangimentos que podem influenciar a construção textual e retórica.
Original languagePortuguese
Article number5
Pages (from-to)95-110
Number of pages15
JournalDiacrítica: Estudos Humanísticos, Série Ciências da Linguagem
Volume32
Issue number1
DOIs
Publication statusPublished - 28 Nov 2018

Keywords

  • argumentação jurídica
  • retórica
  • pontos de vist (PDV)
  • ethos
  • pathos

Cite this

@article{6c672e0f0b984a929ddb6050ed5f8347,
title = "Argumenta{\cc}ao jur{\'i}dica e estrat{\'e}gias ret{\'o}ricas: Uma an{\'a}lise pluridisciplinar de decis{\~o}es judiciais",
abstract = "Este artigo fundamenta-se em perspectivas te{\'o}ricas que evidenciam a influ{\^e}ncia de contextos sociais e hist{\'o}ricos para a an{\'a}lise dos textos (Bronckart, 1999; Adam, 2017; Charaudeau, 2017) e em abordagens que enfatizam a import{\^a}ncia dos aspectos ret{\'o}ricos para o estudo dos textos jur{\'i}dicos (Pinto, 2010; Damele, 2013), visando a analisar de que forma a argumenta{\cc}{\~a}o e algumas estrat{\'e}gias a ela associadas s{\~a}o constru{\'i}das em alguns g{\^e}neros textos jur{\'i}dicos. {\'E} a partir das escolhas lingu{\'i}sticas perpetradas pelos profissionais da {\'a}rea; bem como de aspectos formais e normativos que ser{\'a} constru{\'i}da, por um lado, a argumenta{\cc}{\~a}o de car{\'a}ter ‘mais racional’ relacionada ao logos; por outro, a de car{\'a}ter mais ret{\'o}rico, associada ao ethos,e ao pathos. De forma a provar essa hip{\'o}tese, foi selecionado um exemplar de uma senten{\cc}a condenat{\'o}ria de um Tribunal de 1a Inst{\^a}ncia do Rio Grande do Norte, Brasil. Resultados preliminares apontam que a argumenta{\cc}{\~a}o nos documentos jur{\'i}dicos pode ter um car{\'a}ter ret{\'o}rico, mas este {\'e} vari{\'a}vel em fun{\cc}{\~a}o de constrangimentos que podem influenciar a constru{\cc}{\~a}o textual e ret{\'o}rica.",
keywords = "argumenta{\cc}{\~a}o jur{\'i}dica, ret{\'o}rica, pontos de vist (PDV), ethos, pathos",
author = "Pinto, {Rosalice Botelho Wakim Souza} and {Soares Rodrigues}, {Maria das Gra{\cc}as} and Giovanni Damele",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147316/PT# UID/LIN/03213/2013",
year = "2018",
month = "11",
day = "28",
doi = "10.21814/diacritica.143",
language = "Portuguese",
volume = "32",
pages = "95--110",
journal = "Diacr{\'i}tica: Estudos Human{\'i}sticos, S{\'e}rie Ci{\^e}ncias da Linguagem",
issn = "0807-8967",
number = "1",

}

TY - JOUR

T1 - Argumentaçao jurídica e estratégias retóricas

T2 - Uma análise pluridisciplinar de decisões judiciais

AU - Pinto, Rosalice Botelho Wakim Souza

AU - Soares Rodrigues, Maria das Graças

AU - Damele, Giovanni

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147316/PT# UID/LIN/03213/2013

PY - 2018/11/28

Y1 - 2018/11/28

N2 - Este artigo fundamenta-se em perspectivas teóricas que evidenciam a influência de contextos sociais e históricos para a análise dos textos (Bronckart, 1999; Adam, 2017; Charaudeau, 2017) e em abordagens que enfatizam a importância dos aspectos retóricos para o estudo dos textos jurídicos (Pinto, 2010; Damele, 2013), visando a analisar de que forma a argumentação e algumas estratégias a ela associadas são construídas em alguns gêneros textos jurídicos. É a partir das escolhas linguísticas perpetradas pelos profissionais da área; bem como de aspectos formais e normativos que será construída, por um lado, a argumentação de caráter ‘mais racional’ relacionada ao logos; por outro, a de caráter mais retórico, associada ao ethos,e ao pathos. De forma a provar essa hipótese, foi selecionado um exemplar de uma sentença condenatória de um Tribunal de 1a Instância do Rio Grande do Norte, Brasil. Resultados preliminares apontam que a argumentação nos documentos jurídicos pode ter um caráter retórico, mas este é variável em função de constrangimentos que podem influenciar a construção textual e retórica.

AB - Este artigo fundamenta-se em perspectivas teóricas que evidenciam a influência de contextos sociais e históricos para a análise dos textos (Bronckart, 1999; Adam, 2017; Charaudeau, 2017) e em abordagens que enfatizam a importância dos aspectos retóricos para o estudo dos textos jurídicos (Pinto, 2010; Damele, 2013), visando a analisar de que forma a argumentação e algumas estratégias a ela associadas são construídas em alguns gêneros textos jurídicos. É a partir das escolhas linguísticas perpetradas pelos profissionais da área; bem como de aspectos formais e normativos que será construída, por um lado, a argumentação de caráter ‘mais racional’ relacionada ao logos; por outro, a de caráter mais retórico, associada ao ethos,e ao pathos. De forma a provar essa hipótese, foi selecionado um exemplar de uma sentença condenatória de um Tribunal de 1a Instância do Rio Grande do Norte, Brasil. Resultados preliminares apontam que a argumentação nos documentos jurídicos pode ter um caráter retórico, mas este é variável em função de constrangimentos que podem influenciar a construção textual e retórica.

KW - argumentação jurídica

KW - retórica

KW - pontos de vist (PDV)

KW - ethos

KW - pathos

U2 - 10.21814/diacritica.143

DO - 10.21814/diacritica.143

M3 - Article

VL - 32

SP - 95

EP - 110

JO - Diacrítica: Estudos Humanísticos, Série Ciências da Linguagem

JF - Diacrítica: Estudos Humanísticos, Série Ciências da Linguagem

SN - 0807-8967

IS - 1

M1 - 5

ER -