Argamassas fracamente hidráulicas para reparação de rebocos. A influência da granulometria dos agregados

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

A classificação e as características das cais hidráulicas naturais (NHL) sofreram uma alteração com a entrada em vigor da nova versão da norma europeia referente às cais de construção. Atualmente existem três classes de NHL: NHL2, NHL3.5 e NHL5. Estas cais apresentam quantidades decrescentes de hidróxido de cálcio na sua constituição e, quando utilizadas em argamassas, conduzem a características crescentes de hidraulicidade. Portugal é um dos poucos países a nível mundial que produz cais hidráulicas naturais. É importante conhecer as características obtidas com a cal NHL2 que recentemente surgiu no mercado. Para além do ligante, o agregado, e nomeadamente a sua distribuição granulométrica, também desempenha um papel muito importante nas características das argamassas. Por estas razões formularam-se e caracterizaram-se, no estado fresco e endurecido, argamassas ao traço volumétrico 1:3 com NHL2 com três granulometrias distintas de agregados siliciosos: uma areia média, uma areia fina e uma mistura de areias com distribuição granulométrica semelhante à areia CEN. As características obtidas foram comparadas com as de argamassas realizadas com agregado idêntico mas formuladas com uma cal aérea CL90. Os ensaios mecânicos foram realizados aos 28 dias. Os resultados obtidos mostram que as argamassas com NHL2 estudadas, para o mesmo traço em volume, necessitam de uma quantidade mássica menor de água que as argamassas de cal aérea CL e têm resistências mecânicas mais elevadas mas que parecem adequadas para aplicação na reparação de edifícios antigos. As argamassas produzidas com a mistura de areias próxima da areia CEN obtiveram resistências mecânicas mais elevadas que as argamassas produzidas com as areias monogranulares.
Original languageUnknown
Title of host publicationPATORREB – Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios
Pages159-164
Publication statusPublished - 1 Jan 2015
EventPATORREB 2015 – 5ª Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios -
Duration: 1 Jan 2015 → …

Conference

ConferencePATORREB 2015 – 5ª Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios
Period1/01/15 → …

Cite this

Faria, P. (2015). Argamassas fracamente hidráulicas para reparação de rebocos. A influência da granulometria dos agregados. In PATORREB – Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios (pp. 159-164)
Faria, Paulina. / Argamassas fracamente hidráulicas para reparação de rebocos. A influência da granulometria dos agregados. PATORREB – Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios. 2015. pp. 159-164
@inproceedings{fa1eef20e9ad4f58b02e3840f10577a3,
title = "Argamassas fracamente hidr{\'a}ulicas para repara{\cc}{\~a}o de rebocos. A influ{\^e}ncia da granulometria dos agregados",
abstract = "A classifica{\cc}{\~a}o e as caracter{\'i}sticas das cais hidr{\'a}ulicas naturais (NHL) sofreram uma altera{\cc}{\~a}o com a entrada em vigor da nova vers{\~a}o da norma europeia referente {\`a}s cais de constru{\cc}{\~a}o. Atualmente existem tr{\^e}s classes de NHL: NHL2, NHL3.5 e NHL5. Estas cais apresentam quantidades decrescentes de hidr{\'o}xido de c{\'a}lcio na sua constitui{\cc}{\~a}o e, quando utilizadas em argamassas, conduzem a caracter{\'i}sticas crescentes de hidraulicidade. Portugal {\'e} um dos poucos pa{\'i}ses a n{\'i}vel mundial que produz cais hidr{\'a}ulicas naturais. {\'E} importante conhecer as caracter{\'i}sticas obtidas com a cal NHL2 que recentemente surgiu no mercado. Para al{\'e}m do ligante, o agregado, e nomeadamente a sua distribui{\cc}{\~a}o granulom{\'e}trica, tamb{\'e}m desempenha um papel muito importante nas caracter{\'i}sticas das argamassas. Por estas raz{\~o}es formularam-se e caracterizaram-se, no estado fresco e endurecido, argamassas ao tra{\cc}o volum{\'e}trico 1:3 com NHL2 com tr{\^e}s granulometrias distintas de agregados siliciosos: uma areia m{\'e}dia, uma areia fina e uma mistura de areias com distribui{\cc}{\~a}o granulom{\'e}trica semelhante {\`a} areia CEN. As caracter{\'i}sticas obtidas foram comparadas com as de argamassas realizadas com agregado id{\^e}ntico mas formuladas com uma cal a{\'e}rea CL90. Os ensaios mec{\^a}nicos foram realizados aos 28 dias. Os resultados obtidos mostram que as argamassas com NHL2 estudadas, para o mesmo tra{\cc}o em volume, necessitam de uma quantidade m{\'a}ssica menor de {\'a}gua que as argamassas de cal a{\'e}rea CL e t{\^e}m resist{\^e}ncias mec{\^a}nicas mais elevadas mas que parecem adequadas para aplica{\cc}{\~a}o na repara{\cc}{\~a}o de edif{\'i}cios antigos. As argamassas produzidas com a mistura de areias pr{\'o}xima da areia CEN obtiveram resist{\^e}ncias mec{\^a}nicas mais elevadas que as argamassas produzidas com as areias monogranulares.",
author = "Paulina Faria",
year = "2015",
month = "1",
day = "1",
language = "Unknown",
isbn = "978-972-752-177-7",
pages = "159--164",
booktitle = "PATORREB – Confer{\^e}ncia sobre Patologia e Reabilita{\cc}{\~a}o de Edif{\'i}cios",

}

Faria, P 2015, Argamassas fracamente hidráulicas para reparação de rebocos. A influência da granulometria dos agregados. in PATORREB – Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios. pp. 159-164, PATORREB 2015 – 5ª Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios, 1/01/15.

Argamassas fracamente hidráulicas para reparação de rebocos. A influência da granulometria dos agregados. / Faria, Paulina.

PATORREB – Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios. 2015. p. 159-164.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Argamassas fracamente hidráulicas para reparação de rebocos. A influência da granulometria dos agregados

AU - Faria, Paulina

PY - 2015/1/1

Y1 - 2015/1/1

N2 - A classificação e as características das cais hidráulicas naturais (NHL) sofreram uma alteração com a entrada em vigor da nova versão da norma europeia referente às cais de construção. Atualmente existem três classes de NHL: NHL2, NHL3.5 e NHL5. Estas cais apresentam quantidades decrescentes de hidróxido de cálcio na sua constituição e, quando utilizadas em argamassas, conduzem a características crescentes de hidraulicidade. Portugal é um dos poucos países a nível mundial que produz cais hidráulicas naturais. É importante conhecer as características obtidas com a cal NHL2 que recentemente surgiu no mercado. Para além do ligante, o agregado, e nomeadamente a sua distribuição granulométrica, também desempenha um papel muito importante nas características das argamassas. Por estas razões formularam-se e caracterizaram-se, no estado fresco e endurecido, argamassas ao traço volumétrico 1:3 com NHL2 com três granulometrias distintas de agregados siliciosos: uma areia média, uma areia fina e uma mistura de areias com distribuição granulométrica semelhante à areia CEN. As características obtidas foram comparadas com as de argamassas realizadas com agregado idêntico mas formuladas com uma cal aérea CL90. Os ensaios mecânicos foram realizados aos 28 dias. Os resultados obtidos mostram que as argamassas com NHL2 estudadas, para o mesmo traço em volume, necessitam de uma quantidade mássica menor de água que as argamassas de cal aérea CL e têm resistências mecânicas mais elevadas mas que parecem adequadas para aplicação na reparação de edifícios antigos. As argamassas produzidas com a mistura de areias próxima da areia CEN obtiveram resistências mecânicas mais elevadas que as argamassas produzidas com as areias monogranulares.

AB - A classificação e as características das cais hidráulicas naturais (NHL) sofreram uma alteração com a entrada em vigor da nova versão da norma europeia referente às cais de construção. Atualmente existem três classes de NHL: NHL2, NHL3.5 e NHL5. Estas cais apresentam quantidades decrescentes de hidróxido de cálcio na sua constituição e, quando utilizadas em argamassas, conduzem a características crescentes de hidraulicidade. Portugal é um dos poucos países a nível mundial que produz cais hidráulicas naturais. É importante conhecer as características obtidas com a cal NHL2 que recentemente surgiu no mercado. Para além do ligante, o agregado, e nomeadamente a sua distribuição granulométrica, também desempenha um papel muito importante nas características das argamassas. Por estas razões formularam-se e caracterizaram-se, no estado fresco e endurecido, argamassas ao traço volumétrico 1:3 com NHL2 com três granulometrias distintas de agregados siliciosos: uma areia média, uma areia fina e uma mistura de areias com distribuição granulométrica semelhante à areia CEN. As características obtidas foram comparadas com as de argamassas realizadas com agregado idêntico mas formuladas com uma cal aérea CL90. Os ensaios mecânicos foram realizados aos 28 dias. Os resultados obtidos mostram que as argamassas com NHL2 estudadas, para o mesmo traço em volume, necessitam de uma quantidade mássica menor de água que as argamassas de cal aérea CL e têm resistências mecânicas mais elevadas mas que parecem adequadas para aplicação na reparação de edifícios antigos. As argamassas produzidas com a mistura de areias próxima da areia CEN obtiveram resistências mecânicas mais elevadas que as argamassas produzidas com as areias monogranulares.

M3 - Conference contribution

SN - 978-972-752-177-7

SP - 159

EP - 164

BT - PATORREB – Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios

ER -

Faria P. Argamassas fracamente hidráulicas para reparação de rebocos. A influência da granulometria dos agregados. In PATORREB – Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios. 2015. p. 159-164