Argamassas de terra e cal - características e campos de aplicação

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

78 Downloads (Pure)

Abstract

As argamassas mistas de cal e terra devem ter resultado da prática profissional quando as condições económicas foram possibilitando a adição de cais aérea às argamassas vernaculares só de terra.
Baixas adições de cal aérea a argamassas de terra têm conduzido a drásticas alterações da cor e das resistências mecânicas das argamassas de terra. No entanto, a substituição parcial de massa de cal por terra em argamassas de cal ao traço volumétrico 1:2 (correspondendo a argamassas com traço em massa de 1:8, com substituições de 10% a 50%) resulta em argamassas mais ecológicas e que tecnicamente indiciam ser adequadas para aplicação em rebocos de edifícios antigos e mesmo em construção nova com características compatíveis.
Os resultados obtidos foram particularmente interessantes para uma substituição de 10% mas muito há ainda a fazer para um conhecimento aprofundado deste tipo de argamassas mistas de cal e terra, muito utilizadas no passado, com vista à otimização de formulações que possam vir a ser aplicadas correntemente.
Original languagePortuguese
Title of host publicationA Cal no Espaço Ibérico: Um Futuro com História
Place of PublicationLisboa
PublisherLNEC
Pages277-286
Number of pages10
ISBN (Electronic)978-972-49-2281-2
Publication statusPublished - May 2016
EventV FICAL - Jornadas do Fórum Ibérico da Cal - A Cal no Espaço Ibérico: Um Futuro com História - LNEC, Lisboa, Portugal
Duration: 23 May 201625 May 2016
Conference number: 5

Conference

ConferenceV FICAL - Jornadas do Fórum Ibérico da Cal - A Cal no Espaço Ibérico: Um Futuro com História
CountryPortugal
CityLisboa
Period23/05/1625/05/16

Keywords

  • Cal
  • Terra argilosa
  • Revestimento
  • Argamassa
  • Alvenaria

Cite this