Argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de resíduos cerâmicos

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

Os revestimentos das paredes exteriores são os elementos mais expostos às ações climáticas, mecânicas ou ambientais e, como tal, são os primeiros a sofrer degradação e a necessitar de reabilitação. Em geral, nos edifícios antigos, as argamassas de cal aérea são as mais compatíveis com os sistemas existentes. Contudo, devido ao seu tempo de cura prolongado e dificuldade de endurecimento sob condições de humidade muito elevada, não é possível, em muitos casos, recorrer a este produto. Sendo de produção comum em Portugal, a cal hidráulica natural é uma boa alternativa à cal aérea. Tendo em conta que, no passado, era comum a incorporação de resíduos de cerâmica de barro vermelho para melhorar o desempenho de argamassas de cal, e que ainda existem alguns vestígios da sua utilização, explorou-se a possibilidade de incorporar este tipo de produto, resíduo de indústrias de cerâmica, em argamassas de cal hidráulica natural, para a reabilitação de rebocos ou para aplicação em novos rebocos. Foi, por isso, levada a cabo uma campanha experimental com vista à caracterização de argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de diversos tipos de resíduos da indústria cerâmica, em substituição parcial do agregado comum, que deu origem a resultados bastante satisfatórios. Com o estudo desenvolvido pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento das argamassas de reboco, mas também desenvolver soluções viáveis para a reutilização de resíduos muitas vezes depositados em aterro.
Original languageUnknown
Title of host publicationSimpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas
Pagescd
Publication statusPublished - 1 Jan 2013
EventX Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas -
Duration: 1 Jan 2013 → …

Conference

ConferenceX Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas
Period1/01/13 → …

Cite this

Faria, P. (2013). Argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de resíduos cerâmicos. In Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas (pp. cd)
Faria, Paulina. / Argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de resíduos cerâmicos. Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas. 2013. pp. cd
@inproceedings{98ee4eebd8ba4e3e891445274604dd5d,
title = "Argamassas de cal hidr{\'a}ulica natural com incorpora{\cc}{\~a}o de res{\'i}duos cer{\^a}micos",
abstract = "Os revestimentos das paredes exteriores s{\~a}o os elementos mais expostos {\`a}s a{\cc}{\~o}es clim{\'a}ticas, mec{\^a}nicas ou ambientais e, como tal, s{\~a}o os primeiros a sofrer degrada{\cc}{\~a}o e a necessitar de reabilita{\cc}{\~a}o. Em geral, nos edif{\'i}cios antigos, as argamassas de cal a{\'e}rea s{\~a}o as mais compat{\'i}veis com os sistemas existentes. Contudo, devido ao seu tempo de cura prolongado e dificuldade de endurecimento sob condi{\cc}{\~o}es de humidade muito elevada, n{\~a}o {\'e} poss{\'i}vel, em muitos casos, recorrer a este produto. Sendo de produ{\cc}{\~a}o comum em Portugal, a cal hidr{\'a}ulica natural {\'e} uma boa alternativa {\`a} cal a{\'e}rea. Tendo em conta que, no passado, era comum a incorpora{\cc}{\~a}o de res{\'i}duos de cer{\^a}mica de barro vermelho para melhorar o desempenho de argamassas de cal, e que ainda existem alguns vest{\'i}gios da sua utiliza{\cc}{\~a}o, explorou-se a possibilidade de incorporar este tipo de produto, res{\'i}duo de ind{\'u}strias de cer{\^a}mica, em argamassas de cal hidr{\'a}ulica natural, para a reabilita{\cc}{\~a}o de rebocos ou para aplica{\cc}{\~a}o em novos rebocos. Foi, por isso, levada a cabo uma campanha experimental com vista {\`a} caracteriza{\cc}{\~a}o de argamassas de cal hidr{\'a}ulica natural com incorpora{\cc}{\~a}o de diversos tipos de res{\'i}duos da ind{\'u}stria cer{\^a}mica, em substitui{\cc}{\~a}o parcial do agregado comum, que deu origem a resultados bastante satisfat{\'o}rios. Com o estudo desenvolvido pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento das argamassas de reboco, mas tamb{\'e}m desenvolver solu{\cc}{\~o}es vi{\'a}veis para a reutiliza{\cc}{\~a}o de res{\'i}duos muitas vezes depositados em aterro.",
keywords = "res{\'i}duos de cer{\^a}mica, argamassas de reboco, cal hidr{\'a}ulica natural",
author = "Paulina Faria",
year = "2013",
month = "1",
day = "1",
language = "Unknown",
pages = "cd",
booktitle = "Simp{\'o}sio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas",

}

Faria, P 2013, Argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de resíduos cerâmicos. in Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas. pp. cd, X Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas, 1/01/13.

Argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de resíduos cerâmicos. / Faria, Paulina.

Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas. 2013. p. cd.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - Argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de resíduos cerâmicos

AU - Faria, Paulina

PY - 2013/1/1

Y1 - 2013/1/1

N2 - Os revestimentos das paredes exteriores são os elementos mais expostos às ações climáticas, mecânicas ou ambientais e, como tal, são os primeiros a sofrer degradação e a necessitar de reabilitação. Em geral, nos edifícios antigos, as argamassas de cal aérea são as mais compatíveis com os sistemas existentes. Contudo, devido ao seu tempo de cura prolongado e dificuldade de endurecimento sob condições de humidade muito elevada, não é possível, em muitos casos, recorrer a este produto. Sendo de produção comum em Portugal, a cal hidráulica natural é uma boa alternativa à cal aérea. Tendo em conta que, no passado, era comum a incorporação de resíduos de cerâmica de barro vermelho para melhorar o desempenho de argamassas de cal, e que ainda existem alguns vestígios da sua utilização, explorou-se a possibilidade de incorporar este tipo de produto, resíduo de indústrias de cerâmica, em argamassas de cal hidráulica natural, para a reabilitação de rebocos ou para aplicação em novos rebocos. Foi, por isso, levada a cabo uma campanha experimental com vista à caracterização de argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de diversos tipos de resíduos da indústria cerâmica, em substituição parcial do agregado comum, que deu origem a resultados bastante satisfatórios. Com o estudo desenvolvido pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento das argamassas de reboco, mas também desenvolver soluções viáveis para a reutilização de resíduos muitas vezes depositados em aterro.

AB - Os revestimentos das paredes exteriores são os elementos mais expostos às ações climáticas, mecânicas ou ambientais e, como tal, são os primeiros a sofrer degradação e a necessitar de reabilitação. Em geral, nos edifícios antigos, as argamassas de cal aérea são as mais compatíveis com os sistemas existentes. Contudo, devido ao seu tempo de cura prolongado e dificuldade de endurecimento sob condições de humidade muito elevada, não é possível, em muitos casos, recorrer a este produto. Sendo de produção comum em Portugal, a cal hidráulica natural é uma boa alternativa à cal aérea. Tendo em conta que, no passado, era comum a incorporação de resíduos de cerâmica de barro vermelho para melhorar o desempenho de argamassas de cal, e que ainda existem alguns vestígios da sua utilização, explorou-se a possibilidade de incorporar este tipo de produto, resíduo de indústrias de cerâmica, em argamassas de cal hidráulica natural, para a reabilitação de rebocos ou para aplicação em novos rebocos. Foi, por isso, levada a cabo uma campanha experimental com vista à caracterização de argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de diversos tipos de resíduos da indústria cerâmica, em substituição parcial do agregado comum, que deu origem a resultados bastante satisfatórios. Com o estudo desenvolvido pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento das argamassas de reboco, mas também desenvolver soluções viáveis para a reutilização de resíduos muitas vezes depositados em aterro.

KW - resíduos de cerâmica

KW - argamassas de reboco

KW - cal hidráulica natural

M3 - Conference contribution

SP - cd

BT - Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas

ER -

Faria P. Argamassas de cal hidráulica natural com incorporação de resíduos cerâmicos. In Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas. 2013. p. cd