Aqui e ali – BH, Brasília e Lisboa: a amplitude dos processos de gentrificação urbana

Rachel de Castro Almeida, Patrícia Pereira, Sávio Guimarães

Research output: Contribution to journalConference articlepeer-review

69 Downloads (Pure)

Abstract

Por todo o mundo as estratégias de intervenção urbana e seus consequentes processos de gentrificação revelam assimetrias de poder e dominações que reforçam ou reinventam os processos de produção de desigualdades socioespaciais nas cidades contemporâneas.
Iniciativas esparsas conduzidas pelo mercado para a revitalização de zonas centrais nas décadas de 1970 e 1980, nas grandes cidades norte-americanas e europeias, ganharam consubstancialidade de política urbana nos anos 90, configuradas a partir das técnicas de planejamento estratégico, associadas ao marketing urbano, e se disseminaram por todos os continentes. Vários estudos indicam que nessa dinâmica vinculada a uma ideia de enobrecimento os resultados remetem à produção de um espaço associado às práticas globais de consumo, alterações nos padrões de sociabilidade, homogeneização de paisagens comerciais ou residenciais e, especialmente, a um caráter segregacionista.
Este ensaio é fruto de um trabalho etnográfico efetuado por uma equipe de pesquisadores brasileiros e portugueses e abordará três estudos de caso: o Mercado Central de Belo Horizonte, as quadras comerciais 412/413 da Asa Norte de Brasília e a Rua Poço dos Negros, na capital portuguesa de Lisboa. As análises recaíram sobre as atividades comerciais e padrões de habitação, o cotidiano, principais usuários e suas trocas materiais e simbólicas. Estes espaços se caracterizam por evidenciar historicamente múltiplas tendências e processos socioeconômicos e culturais que se reelaboram, demonstrando as dinâmicas dialéticas – gentrificação e resistência - que conformam a vida urbana contemporânea.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)1-24
Number of pages24
Journal18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Volume1003-1
Issue number18
Publication statusPublished - 2017
Event18º Congresso Brasileiro de Sociologia - Brasília
Duration: 26 Jul 201729 Jul 2017

Cite this