Aplicação de Metodologias de Sistemas de Informação Geográfica a Sistemas de Produção Florestal. Uma aplicação Geoestatística

Jorge Ricardo da Costa Ferreira, Paulo Godinho, Abel Rodrigues, Ana Gonçalves

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

As florestas são uma fonte de recursos naturais, desempenhando um importante papel na preservação e sustentabilidade ambiental. A sua gestão tem uma forte componente económica, procurando-se a maximização da produção e mantendo a qualidade da matéria-prima. Para Portugal, o sector da floresta assume-se como estratégico.
Esta comunicação elabora modelos geoestatísticos com recurso a Sistemas de Informação Geográfica de apoio e suporte à produção de pinha em Pinheiro-manso (Pinus pinea L.), procurando estimar as áreas com melhor propensão à produção a partir de dados amostrais. Estes foram previamente estudados tendo sido seleccionadas cinco variáveis: largura da copa, área basal, altura da árvore e precipitação anual acumulada nos cinco anos anteriores à recolha da pinha. A geoestatística aqui aplicada, inclui alguns modelos de correlação espacial: kriging e co-kriging, onde são atribuídos pesos às amostras a partir de uma análise espacial baseada no variograma experimental.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do X Congresso da Geografia Portuguesa, Valores da Geografia
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Geografos
Pages645-650
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this

Ferreira, J. R. D. C., Godinho, P., Rodrigues, A., & Gonçalves, A. (2015). Aplicação de Metodologias de Sistemas de Informação Geográfica a Sistemas de Produção Florestal. Uma aplicação Geoestatística. In Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa, Valores da Geografia (pp. 645-650). Lisboa: Associação Portuguesa de Geografos.