Ananás, um “pomo peregrino”: O contributo dos portugueses para a difusão global de Ananas comosus na Idade Moderna

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

Fruto originário da América do Sul, o ananás impressionou os europeus que com ele se depararam. Demasiado sensível para suportar as longas travessias oceânicas, foi em conserva que este fruto chegou à Europa. Recusando aclimatar-se aos jardins e hortas da Europa, as plantas de Ananas comosus foram levadas pelos portugueses para outras das regiões do globo. Plantados ao lado de outras espécies nativas dos trópicos, os ananaseiros encontraram, na Ásia e nas costas de África, condições favoráveis ao seu desenvolvimento.
Na presente exposição pretendo seguir algumas das rotas traçadas por esta planta que viajou a bordo das naus portuguesas nos séculos XVI e XVII. Salientarei aspectos que parecem ter condicionado a sua difusão e apontarei elementos reveladores de novos pontos de cultivo e de aclimatação.
Original languagePortuguese
Pagesonline
Publication statusPublished - 2019
EventII Jornadas do Mundo Hispânico e Portugal - Faculdade Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova Lisboa, Lisboa, Portugal
Duration: 12 Jun 201912 Jun 2019
Conference number: II
https://jornadasmundohispanicoeportugal.weebly.com/

Course

CourseII Jornadas do Mundo Hispânico e Portugal
Country/TerritoryPortugal
CityLisboa
Period12/06/1912/06/19
Internet address

Cite this