Análise semiótica de um espaço de ensino teórico/prático da arquitectura

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

Se queremos passar da apreensão intuitiva das diferenças espacio-culturais aoconhecimento metodológico do espaço encarnado na nossa vivência, vejamos um exemplorelativamente simples de uma análise semiótica. O objecto desta análise é a minha sala deaula teórica / prática de arquitectura na ESBAL (Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa)em 1985. Aqui os métodos da semiótica do espaço permitem-nos aceder ao conhecimento eao funcionamento deste espaço. Este artigo está organizado em três grandes partes: o planoda expressão (análise dostopos– A), o plano do conteúdo (análise do fazer – B) e a relaçãodo plano da expressão e do conteúdo (a Semiose e a Geografia Sémica – C).
Original languagePortuguese
Pages (from-to)83-97
Number of pages16
JournalEstudos Semióticos
Volume14
Issue number3
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • Topos
  • Semiótica do espaço
  • Geografia Sémica

Cite this

@article{6ea3a29626a34c2183efdde49598ff55,
title = "An{\'a}lise semi{\'o}tica de um espa{\cc}o de ensino te{\'o}rico/pr{\'a}tico da arquitectura",
abstract = "Se queremos passar da apreens{\~a}o intuitiva das diferen{\cc}as espacio-culturais aoconhecimento metodol{\'o}gico do espa{\cc}o encarnado na nossa viv{\^e}ncia, vejamos um exemplorelativamente simples de uma an{\'a}lise semi{\'o}tica. O objecto desta an{\'a}lise {\'e} a minha sala deaula te{\'o}rica / pr{\'a}tica de arquitectura na ESBAL (Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa)em 1985. Aqui os m{\'e}todos da semi{\'o}tica do espa{\cc}o permitem-nos aceder ao conhecimento eao funcionamento deste espa{\cc}o. Este artigo est{\'a} organizado em tr{\^e}s grandes partes: o planoda express{\~a}o (an{\'a}lise dostopos– A), o plano do conte{\'u}do (an{\'a}lise do fazer – B) e a rela{\cc}{\~a}odo plano da express{\~a}o e do conte{\'u}do (a Semiose e a Geografia S{\'e}mica – C).",
keywords = "Topos, Semi{\'o}tica do espa{\cc}o, Geografia S{\'e}mica",
author = "Marcos, {Isabel Maria da Silva}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147304/PT# UID/SOC/04647/2013",
year = "2018",
language = "Portuguese",
volume = "14",
pages = "83--97",
journal = "Estudos Semi{\'o}ticos",
issn = "1980-4016",
number = "3",

}

Análise semiótica de um espaço de ensino teórico/prático da arquitectura. / Marcos, Isabel Maria da Silva.

In: Estudos Semióticos , Vol. 14, No. 3, 2018, p. 83-97.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - Análise semiótica de um espaço de ensino teórico/prático da arquitectura

AU - Marcos, Isabel Maria da Silva

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147304/PT# UID/SOC/04647/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - Se queremos passar da apreensão intuitiva das diferenças espacio-culturais aoconhecimento metodológico do espaço encarnado na nossa vivência, vejamos um exemplorelativamente simples de uma análise semiótica. O objecto desta análise é a minha sala deaula teórica / prática de arquitectura na ESBAL (Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa)em 1985. Aqui os métodos da semiótica do espaço permitem-nos aceder ao conhecimento eao funcionamento deste espaço. Este artigo está organizado em três grandes partes: o planoda expressão (análise dostopos– A), o plano do conteúdo (análise do fazer – B) e a relaçãodo plano da expressão e do conteúdo (a Semiose e a Geografia Sémica – C).

AB - Se queremos passar da apreensão intuitiva das diferenças espacio-culturais aoconhecimento metodológico do espaço encarnado na nossa vivência, vejamos um exemplorelativamente simples de uma análise semiótica. O objecto desta análise é a minha sala deaula teórica / prática de arquitectura na ESBAL (Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa)em 1985. Aqui os métodos da semiótica do espaço permitem-nos aceder ao conhecimento eao funcionamento deste espaço. Este artigo está organizado em três grandes partes: o planoda expressão (análise dostopos– A), o plano do conteúdo (análise do fazer – B) e a relaçãodo plano da expressão e do conteúdo (a Semiose e a Geografia Sémica – C).

KW - Topos

KW - Semiótica do espaço

KW - Geografia Sémica

M3 - Article

VL - 14

SP - 83

EP - 97

JO - Estudos Semióticos

JF - Estudos Semióticos

SN - 1980-4016

IS - 3

ER -