Análise morfodinâmica por geoprocessamento automático: aplicação ao planeamento de dragagens no Porto de Portimão

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

A operação portuária é fortemente condicionada pela morfodinâmica estuarina considerando osfenómenos de erosão e sedimentação, com a repercussão que os mesmos têm na manutenção decanais navegáveis, bacias de manobra, anteporto e cais. No sentido de manter as condições deoperacionalidade e de segurança dos portos, torna-se necessário proceder a dragagens demanutenção periódicas, as quais deverão ser sustentadas por um planeamento e monitorizaçãoadequados.No presente artigo apresenta-se uma abordagem para a determinação das condições de erosãoe deposição, baseada numa análise espacial desenvolvida em ambiente SIG com recurso a técnicasde geoprocessamento automático para o modelo estuarino, que incluiu a conceptualização do sistemacomplexo envolvido, por integração das suas diversas variáveis e dos processos associados.Identificam-se e discutem-se os parâmetros chave, as variáveis, as relações, os processos, asestruturas e as escalas envolvidas no sistema, que explicam a deposição de materiais detectada.A análise comparativa do geoprocessamento automático dos sedimentos com a distribuição dasvelocidades máximas de enchente e vazante, desenvolvida igualmente em ambiente SIG, permitiucorrelacionar a distribuição granulométrica com as velocidades verificadas em cada zona, permitindobasear os projectos de dragagem, tanto no que respeita a frequências, como aos tipos de draga autilizar e ao destino a dar aos dragados.
Original languageUnknown
Title of host publicationVI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, Actas do (CD-ROM)
Pages39: 14 p.
Publication statusPublished - 1 Jan 2011
EventVI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa -
Duration: 1 Jan 2011 → …

Conference

ConferenceVI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa
Period1/01/11 → …

Cite this

da Silva, A. P. F. (2011). Análise morfodinâmica por geoprocessamento automático: aplicação ao planeamento de dragagens no Porto de Portimão. In VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, Actas do (CD-ROM) (pp. 39: 14 p.)