Análise experimental de ligações pilar-pilar em torres treliçadas em concreto pré-moldado para suporte de geradores eólicos

David Martins, Sueli Souza, Valter Lúcio, Carlos Chastre, Luiz Souza

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

14 Downloads (Pure)

Abstract

Com o crescente consumo de energia elétrica são cada vez mais os países que procuram fontes de energia renovável e limpa, entre elas a eólica. A quantidade de energia produzida é influenciada pela altura das torres, dimensões das pás e potência dos aerogeradores. Quanto maior for a elevação da turbina maiores são a velocidade e estabilidade dos ventos alcançados. A solução de torre treliçada em concreto armado pré-moldado idealizada por Lúcio e Chastre [2] permite a construção de torres altas e é competitiva em relação aos outros sistemas estruturais.
As ligações têm uma importância fundamental no comportamento global das estruturas pré-moldadas. A viabilidade da ligação (fácil execução, baixo custo, comportamento/capacidade resistente) é preponderante na viabilização da construção destas torres.
Até à data foram estudadas quatro ligações (S1, S2, S3 e S4), sendo neste artigo abordadas apenas as ligações do modelo S3 com junta de 3mm (barras salientes/bainhas corrugadas/selagem com grout) e do modelo S4 com junta de 50 mm (ligações aparafusadas produzidas comercialmente).
Através dos resultados experimentais pode-se concluir que o mecanismo de rutura foi o mesmo nos dois modelos e que as soluções estudadas preenchem os requisitos para a sua utilização em estruturas pré-moldadas de concreto armado para suporte de aerogeradores.
Original languageEnglish
Title of host publicationActas do Encontro Nacional Betão Estrutural 2018 (BE 2018)
Pages1-10
Number of pages10
Publication statusPublished - 2018
EventEncontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL (BE 2018) - LNEC, Lisbon, Portugal
Duration: 7 Nov 20189 Nov 2018

Conference

ConferenceEncontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL (BE 2018)
CountryPortugal
CityLisbon
Period7/11/189/11/18

Keywords

  • Estruturas pré-moldadas de concreto armado
  • Ligações pilar-pilar
  • Torres para suporte de geradores eólicos

Cite this

Martins, D., Souza, S., Lúcio, V., Chastre, C., & Souza, L. (2018). Análise experimental de ligações pilar-pilar em torres treliçadas em concreto pré-moldado para suporte de geradores eólicos. In Actas do Encontro Nacional Betão Estrutural 2018 (BE 2018) (pp. 1-10)