Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do adensamento urbano e o processo de verticalização na cidade de Lisboa/Portugal e na zona costeira da cidade do Recife/Brasil. Os casos de estudo utilizaram técnicas de modelação geográfica em ambiente SIG 3D com o interesse de medir a densidade volumétrica destas áreas urbanas. Os resultados alcançados em Recife mostram que a zona costeira esta densamente construída por altos edifícios e com índices elevados de verticalização. Por outro lado Lisboa tem áreas urbanas densamente construídas, mas com índices mais baixos de verticalização. Nesta comparação os resultados mostram modelos diferentes da gestão do modelo urbano e torna necessário prever políticas públicas para desenvolver novas alternativas que contribuam para uma melhor gestão da forma urbana e aportar soluções aos problemas causados pelo adensamento urbano, a verticalização e apropriação dos recursos naturais.
Original languageUnknown
Title of host publicationIX Congresso da Geografia Portuguesa
EditorsTeresa Pinto Correia, Virgínia Henriques E Rui Pedro Julião
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação POrtuguesa de Geógrafos
Pages132-137
ISBN (Print)978-972-99436-6-9
Publication statusPublished - 1 Jan 2013

Publication series

NameGeografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência
PublisherAssociação Portuguesa de Geógrafos

Cite this

Santos , T., & Silva, C. M. P. P. D. (2013). Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas. In T. P. Correia, & V. H. E. R. P. Julião (Eds.), IX Congresso da Geografia Portuguesa (pp. 132-137). (Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência). Lisboa: Associação POrtuguesa de Geógrafos.
Santos , Teresa ; Silva, Carlos Manuel Prudente Pereira da. / Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas. IX Congresso da Geografia Portuguesa. editor / Teresa Pinto Correia ; Virgínia Henriques E Rui Pedro Julião. Lisboa : Associação POrtuguesa de Geógrafos, 2013. pp. 132-137 (Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência).
@inbook{478def4f15f34b5584a478e804b32e59,
title = "An{\'a}lise do impacto da verticaliza{\cc}{\~a}o em zonas urbanas",
abstract = "Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do adensamento urbano e o processo de verticaliza{\cc}{\~a}o na cidade de Lisboa/Portugal e na zona costeira da cidade do Recife/Brasil. Os casos de estudo utilizaram t{\'e}cnicas de modela{\cc}{\~a}o geogr{\'a}fica em ambiente SIG 3D com o interesse de medir a densidade volum{\'e}trica destas {\'a}reas urbanas. Os resultados alcan{\cc}ados em Recife mostram que a zona costeira esta densamente constru{\'i}da por altos edif{\'i}cios e com {\'i}ndices elevados de verticaliza{\cc}{\~a}o. Por outro lado Lisboa tem {\'a}reas urbanas densamente constru{\'i}das, mas com {\'i}ndices mais baixos de verticaliza{\cc}{\~a}o. Nesta compara{\cc}{\~a}o os resultados mostram modelos diferentes da gest{\~a}o do modelo urbano e torna necess{\'a}rio prever pol{\'i}ticas p{\'u}blicas para desenvolver novas alternativas que contribuam para uma melhor gest{\~a}o da forma urbana e aportar solu{\cc}{\~o}es aos problemas causados pelo adensamento urbano, a verticaliza{\cc}{\~a}o e apropria{\cc}{\~a}o dos recursos naturais.",
keywords = "Densidade Urbana, {\'I}ndice Volum{\'e}trico, Modelos Urbanos, SIG 3D",
author = "Teresa Santos and Silva, {Carlos Manuel Prudente Pereira da}",
note = "Magarotto, Mateus; Santos, Teresa; Silva, Carlos Pereira (2013) “An{\'a}lise do impacto da verticaliza{\cc}{\~a}o em zonas urbanas”. IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espa{\cc}o, Natureza, Sociedade e Ci{\^e}ncia. Universidade de {\'E}vora – 28, 29 e 30 de Novembro. Org. Teresa Pinto Correia, Virg{\'i}nia Henriques e Rui Pedro Juli{\~a}o. p 132-137. E-Book-ISBN: 978-972-99436-6-9 | https://drive.google.com/file/d/0B28AoluOJxFNbV9Dd3VHUERkcjQ/edit?usp=sharing | http://www.apgeo.pt/",
year = "2013",
month = "1",
day = "1",
language = "Unknown",
isbn = "978-972-99436-6-9",
series = "Geografia: Espa{\cc}o, Natureza, Sociedade e Ci{\^e}ncia",
publisher = "Associa{\cc}{\~a}o POrtuguesa de Ge{\'o}grafos",
pages = "132--137",
editor = "Correia, {Teresa Pinto} and Juli{\~a}o, {Virg{\'i}nia Henriques E Rui Pedro}",
booktitle = "IX Congresso da Geografia Portuguesa",

}

Santos , T & Silva, CMPPD 2013, Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas. in TP Correia & VHERP Julião (eds), IX Congresso da Geografia Portuguesa. Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência, Associação POrtuguesa de Geógrafos, Lisboa, pp. 132-137.

Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas. / Santos , Teresa ; Silva, Carlos Manuel Prudente Pereira da.

IX Congresso da Geografia Portuguesa. ed. / Teresa Pinto Correia; Virgínia Henriques E Rui Pedro Julião. Lisboa : Associação POrtuguesa de Geógrafos, 2013. p. 132-137 (Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência).

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas

AU - Santos , Teresa

AU - Silva, Carlos Manuel Prudente Pereira da

N1 - Magarotto, Mateus; Santos, Teresa; Silva, Carlos Pereira (2013) “Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas”. IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência. Universidade de Évora – 28, 29 e 30 de Novembro. Org. Teresa Pinto Correia, Virgínia Henriques e Rui Pedro Julião. p 132-137. E-Book-ISBN: 978-972-99436-6-9 | https://drive.google.com/file/d/0B28AoluOJxFNbV9Dd3VHUERkcjQ/edit?usp=sharing | http://www.apgeo.pt/

PY - 2013/1/1

Y1 - 2013/1/1

N2 - Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do adensamento urbano e o processo de verticalização na cidade de Lisboa/Portugal e na zona costeira da cidade do Recife/Brasil. Os casos de estudo utilizaram técnicas de modelação geográfica em ambiente SIG 3D com o interesse de medir a densidade volumétrica destas áreas urbanas. Os resultados alcançados em Recife mostram que a zona costeira esta densamente construída por altos edifícios e com índices elevados de verticalização. Por outro lado Lisboa tem áreas urbanas densamente construídas, mas com índices mais baixos de verticalização. Nesta comparação os resultados mostram modelos diferentes da gestão do modelo urbano e torna necessário prever políticas públicas para desenvolver novas alternativas que contribuam para uma melhor gestão da forma urbana e aportar soluções aos problemas causados pelo adensamento urbano, a verticalização e apropriação dos recursos naturais.

AB - Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do adensamento urbano e o processo de verticalização na cidade de Lisboa/Portugal e na zona costeira da cidade do Recife/Brasil. Os casos de estudo utilizaram técnicas de modelação geográfica em ambiente SIG 3D com o interesse de medir a densidade volumétrica destas áreas urbanas. Os resultados alcançados em Recife mostram que a zona costeira esta densamente construída por altos edifícios e com índices elevados de verticalização. Por outro lado Lisboa tem áreas urbanas densamente construídas, mas com índices mais baixos de verticalização. Nesta comparação os resultados mostram modelos diferentes da gestão do modelo urbano e torna necessário prever políticas públicas para desenvolver novas alternativas que contribuam para uma melhor gestão da forma urbana e aportar soluções aos problemas causados pelo adensamento urbano, a verticalização e apropriação dos recursos naturais.

KW - Densidade Urbana

KW - Índice Volumétrico

KW - Modelos Urbanos

KW - SIG 3D

M3 - Chapter

SN - 978-972-99436-6-9

T3 - Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência

SP - 132

EP - 137

BT - IX Congresso da Geografia Portuguesa

A2 - Correia, Teresa Pinto

A2 - Julião, Virgínia Henriques E Rui Pedro

PB - Associação POrtuguesa de Geógrafos

CY - Lisboa

ER -

Santos T, Silva CMPPD. Análise do impacto da verticalização em zonas urbanas. In Correia TP, Julião VHERP, editors, IX Congresso da Geografia Portuguesa. Lisboa: Associação POrtuguesa de Geógrafos. 2013. p. 132-137. (Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência).