Análise do desempenho à flexão de vigas de betão armado reforçadas com armaduras de aço inoxidável

Research output: Other contribution

Abstract

Apresentam-se neste artigo os resultados dos ensaios realizados à escala real de um conjunto de vigas de betão armado com secção em T, levados a cabo para avaliar o desempenho das armaduras de aço inoxidável no reforço à flexão de vigas de betão armado com armaduras pós-instaladas aplicadas com as técnicas de reforço EBR (Externally Bonded Reinforcement), NSM (Near Surface Mounted) e EBR com ancoragens metálicas nas extremidades. Os ensaios realizados demonstraram que as técnicas de reforço utilizadas permitem aumentar a rigidez à flexão em regime elástico. Porém, a viga reforçada através da técnica EBR teve uma rotura prematura antes de atingir o valor da carga de cedência da viga não reforçada. Já as vigas reforçadas com as técnicas NSM e EBR com ancoragens mecânicas superaram o valor da carga de cedência da viga de referência, e as ancoragens mecânicas proporcionaram bastante ductilidade à viga reforçada com esta técnica.
Original languagePortuguese
Number of pages15
Place of PublicationLNEC, Lisboa.
Publication statusPublished - 2014

Keywords

  • Reforço Externally Bonded Reinforcement; Near Surface Mounted.

Cite this

@misc{fd7b71f0172b47d29a40ce953b373144,
title = "An{\'a}lise do desempenho {\`a} flex{\~a}o de vigas de bet{\~a}o armado refor{\cc}adas com armaduras de a{\cc}o inoxid{\'a}vel",
abstract = "Apresentam-se neste artigo os resultados dos ensaios realizados {\`a} escala real de um conjunto de vigas de bet{\~a}o armado com sec{\cc}{\~a}o em T, levados a cabo para avaliar o desempenho das armaduras de a{\cc}o inoxid{\'a}vel no refor{\cc}o {\`a} flex{\~a}o de vigas de bet{\~a}o armado com armaduras p{\'o}s-instaladas aplicadas com as t{\'e}cnicas de refor{\cc}o EBR (Externally Bonded Reinforcement), NSM (Near Surface Mounted) e EBR com ancoragens met{\'a}licas nas extremidades. Os ensaios realizados demonstraram que as t{\'e}cnicas de refor{\cc}o utilizadas permitem aumentar a rigidez {\`a} flex{\~a}o em regime el{\'a}stico. Por{\'e}m, a viga refor{\cc}ada atrav{\'e}s da t{\'e}cnica EBR teve uma rotura prematura antes de atingir o valor da carga de ced{\^e}ncia da viga n{\~a}o refor{\cc}ada. J{\'a} as vigas refor{\cc}adas com as t{\'e}cnicas NSM e EBR com ancoragens mec{\^a}nicas superaram o valor da carga de ced{\^e}ncia da viga de refer{\^e}ncia, e as ancoragens mec{\^a}nicas proporcionaram bastante ductilidade {\`a} viga refor{\cc}ada com esta t{\'e}cnica.",
keywords = "Refor{\cc}o Externally Bonded Reinforcement; Near Surface Mounted.",
author = "N. Franco and C. Chastre and Biscaia, {H. C.}",
note = "Sem PDF.",
year = "2014",
language = "Portuguese",
type = "Other",

}

TY - GEN

T1 - Análise do desempenho à flexão de vigas de betão armado reforçadas com armaduras de aço inoxidável

AU - Franco, N.

AU - Chastre, C.

AU - Biscaia, H. C.

N1 - Sem PDF.

PY - 2014

Y1 - 2014

N2 - Apresentam-se neste artigo os resultados dos ensaios realizados à escala real de um conjunto de vigas de betão armado com secção em T, levados a cabo para avaliar o desempenho das armaduras de aço inoxidável no reforço à flexão de vigas de betão armado com armaduras pós-instaladas aplicadas com as técnicas de reforço EBR (Externally Bonded Reinforcement), NSM (Near Surface Mounted) e EBR com ancoragens metálicas nas extremidades. Os ensaios realizados demonstraram que as técnicas de reforço utilizadas permitem aumentar a rigidez à flexão em regime elástico. Porém, a viga reforçada através da técnica EBR teve uma rotura prematura antes de atingir o valor da carga de cedência da viga não reforçada. Já as vigas reforçadas com as técnicas NSM e EBR com ancoragens mecânicas superaram o valor da carga de cedência da viga de referência, e as ancoragens mecânicas proporcionaram bastante ductilidade à viga reforçada com esta técnica.

AB - Apresentam-se neste artigo os resultados dos ensaios realizados à escala real de um conjunto de vigas de betão armado com secção em T, levados a cabo para avaliar o desempenho das armaduras de aço inoxidável no reforço à flexão de vigas de betão armado com armaduras pós-instaladas aplicadas com as técnicas de reforço EBR (Externally Bonded Reinforcement), NSM (Near Surface Mounted) e EBR com ancoragens metálicas nas extremidades. Os ensaios realizados demonstraram que as técnicas de reforço utilizadas permitem aumentar a rigidez à flexão em regime elástico. Porém, a viga reforçada através da técnica EBR teve uma rotura prematura antes de atingir o valor da carga de cedência da viga não reforçada. Já as vigas reforçadas com as técnicas NSM e EBR com ancoragens mecânicas superaram o valor da carga de cedência da viga de referência, e as ancoragens mecânicas proporcionaram bastante ductilidade à viga reforçada com esta técnica.

KW - Reforço Externally Bonded Reinforcement; Near Surface Mounted.

M3 - Other contribution

CY - LNEC, Lisboa.

ER -