Aluísio Azevedo: chargista, jornalista e cronista

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

1 Downloads (Pure)

Abstract

Aluísio Azevedo é indubitavelmente o maior representante do Naturalismo no Brasil. O escritor produziu sua obra no momento em que o país passava por grandes transformações. Dentre os diversos acontecimentos históricos ocorridos à época, podemos citar a Guerra do Paraguai (1870-1874); a promulgação da Lei do Ventre Livre (1871); a Questão Religiosa (1874); a implementação da Lei do Sexagenário (1885); a Abolição da Escravatura (1888) e a Proclamação da República (1889), só para citar alguns.
Certa inconformidade com a ordem vigente e a necessária mudança de paradigmas políticos, econômicos e sociais, em certa medida, favoreceu o acolhimento das ideias positivistas por significativa parte da intelectualidade brasileira. Talvez justamente essa dicotomia, própria de uma sociedade tão conflitada, é que tenha permitido o surgimento do romance que é considerado pela crítica como a criação máxima do escritor maranhense: O cortiço. Obra pela qual é frequentemente lembrado. Entretanto, durante os 17 anos em que se dedicou à literatura, Aluísio Azevedo escreveu 12 romances, uma novela policial, várias peças de teatro, duas antologias de contos, publicou artigos e crônicas e fundou alguns periódicos. Além disso, criou charges para vários jornais e revistas da época e cartazes publicitários para peças de teatro.
Por meio deste artigo, abordar-se-á essa faceta pouco conhecida do escritor Aluísio Azevedo: sua produção em vários periódicos, com destaque para o trabalho como chargista, jornalista e cronista. Tangenciarei também sua atuação política como republicano e antiescravagista.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAnais do 31° Simpósio Nacional de História
Subtitle of host publicationhistória, verdade e tecnologia
EditorsMárcia Maria Menendes Motta
Place of PublicationSão Paulo
PublisherANPUH-Brasil
Pages1-15
Number of pages15
ISBN (Electronic)978-65-995718-1-7
Publication statusPublished - 30 Jul 2021
Event31º Simpósio Nacional de História: História, Verdade e Tecnologia - UERJ/UVA, Rio de Janeiro, Brazil
Duration: 19 Jul 202123 Jul 2021
https://www.snh2021.anpuh.org/site/capa

Publication series

NameAnais da 31 ANPUH

Other

Other31º Simpósio Nacional de História
Country/TerritoryBrazil
CityRio de Janeiro
Period19/07/2123/07/21
Internet address

Keywords

  • Literatura brasileira
  • Crônica
  • Jornalismo e literatura

Cite this